Aposentados e pensionistas precisam ficar atentos. É que muitos estão sendo alvo de “golpe” aplicado por alguns bancos e financeiras de crédito que estão fazendo depósitos em suas contas, sem autorização, e cobrando, depois, o empréstimo.
O número de reclamações aumentou tanto nos últimos meses que o Procon de Betim protocolou um ofício no Ministério Público informando sobre a situação.
“São vários bancos que estão fazendo isso.
Eles usam os dados dos clientes e fazem a transferência como se fosse um depósito de empréstimo, mas sem pedir autorização alguma. Quando a pessoa verifica o extrato bancário, se depara com os valores na conta. Muita gente acaba usando o dinheiro e tem os valores descontados no pagamento. O banco entende que a pessoa aceitou o empréstimo. Isso é uma prática ilegal. Há muitas pessoas, a maioria idosos, que estão sendo lesadas. Existem aposentados que procuraram o Procon que tiveram R$ 67 mil depositados na conta para pagar em 84 parcelas”, afirmou a superintendente do Procon, Luana Guimarães.
Segundo um aposentado, que não quis dar o nome, ele se deparou com um depósito de R$ 5 mil em sua conta. “Eu nunca autorizei isso. Colocaram o dinheiro lá. Isso é errado. Da próxima vez, eu vou processar o banco”, disse.
Quem for vítima de procurar seus direitos. “Alertamos as pessoas que fiquem atentas, confiram seus extratos”, completou Luana.
O telefone do Procon é o (31) 3531-1188.
Créditos: O Tempo Por JOSÉ AUGUSTO ALVES (Foto: Divulgação)