Enquanto influenciadores digitais, blogueiras e artistas batalham para conquistar seguidores nas redes sociais e, assim, alavancar a própria marca, um cãozinho do Espírito Santo está dando aula de engajamento na internet. Após ser adotado por funcionários de uma concessionária do município da Serra e ganhar um crachá de “cãosultor de vendas”, o animal passou de mil a 70 mil seguidores em uma rede social em uma semana.
O diretor comercial do grupo, Marcelo Sartori, disse que o vira-lata caramelo chegou ao pátio da concessionária de mansinho, em um dia de chuva, em março deste ano.
Segundo ele, as funcionárias da área de serviços gerais foram as primeiras a “adotar” o cachorro, oferecendo água, comida e abrigo. Não demorou muito, ele conquistou toda a equipe e acabou ficando por lá.
“Foi algo muito natural, não teve nenhum planejamento. Ele apareceu aqui no pátio, muito magrinho, sem cuidado nenhum. A gente colocou ele em um cantinho, de um jeito improvisado, para passar a noite, mas ele foi ficando. Não houve nenhuma rejeição por parte da diretoria da empresa. E ele foi conquistando todo mundo, desde as meninas da limpeza até o presidente do grupo”, disse.
Após uma votação entre os funcionários, o vira-lata foi batizado como Tucson, mesmo nome de um dos modelos de carro da marca. “Confundia-se o Tucson cachorro com Tucson automóvel. A gente tinha que falar ‘é o Tucson de quatro patas e não o de quatro rodas’”, lembrou Marcelo.
Quando a loja está fechada ao atendimento presencial do público - como aconteceu durante o período mais rígido de isolamento social na Grande Vitória - o cão tem livre circulação entre os funcionários.
A presença constante e o bom comportamento fizeram com que ele fosse “promovido” a “cãosultor de vendas”, com direito a crachá.
“Por incrível que pareça, ele foi ficando muito carinhoso, à vontade, é muito inteligente. Parecia que alguém já tinha ensinado algumas coisas, como ‘senta’, ‘dá a patinha’. É muito obediente, não deixando de ser arteiro”, brincou.
Em um perfil no Instagram, Tucson compartilha a rotina de trabalho, dizendo que “é meta pra cachorro”. Os responsáveis pela conta dele na internet são o gerente de vendas, Emerson Mariano, a equipe dele, e a sucessora da empresa, Júlia Lopes Paixão.
Uma das fotos, publicada no Dia do Vira-lata, foi compartilhada e repercutiu nacionalmente, fazendo Tucson ganhar fama, carinho e muitos admiradores.
Desde que foi adotado pela concessionária, ele passou por atendimento veterinário e foi vermifugado. Atualmente, mora em uma área entre a oficina e o showroom, onde fica a casinha dele. Carismático, o animal também se tornou um mascote para o clientes.
O diretor-adjunto de Marketing da Hyundai Motor Brasil, Jan Telecki, explicou que, embora a adoção de Tucson pelos funcionários tenha sido algo natural, a ação ilustra o posicionamento “pet friendly” da empresa.
“É uma estratégia que a gente vem adotando há alguns anos, de buscar uma forma diferente de se conectar e se comunicar com os consumidores, para que se torne um diálogo cada vez mais humanizado, é através das paixões que os consumidores têm”, disse.
Para Marcelo, a chegada de Tucson, totalmente espontânea, trouxe inúmeros benefícios. Principalmente para equipe, que ganhou um companheiro.
“São 90 funcionários na unidade e não tem ninguém que passe por ele e não faça um carinho, um afago. Nesses quatro meses que ficamos sem saber como agir com a pandemia, o cachorro acabou dando uma certa distração, diminuiu a tensão desse momento difícil que a gente viveu. Transformou o ambiente com leveza, com a doação incondicional e carinho que dá a todos”, disse Marcelo.
Créditos: Por Naiara Arpini, G1 ES Foto: Reprodução