01/03/2021
Dica de saúde: 9 benefícios do amendoim e como consumir

O amendoim é uma leguminosa rica em gorduras boas, como o ômega-3, que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração, trazendo vários benefícios como prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e até de anemia, além de melhorar o humor.

Apesar de ser rico em gorduras e por isso possuir muitas calorias, o amendoim também possui um elevado teor de proteínas, o que faz com que seja uma fonte saudável de energia. O amendoim também é rico em vitamina do complexo B e E, e é um antioxidante natural que ajuda, por exemplo, na prevenção do envelhecimento precoce.

Esta leguminosa é bastante versátil, podendo ser utilizada em diversas preparações culinárias, como saladas, sobremesas, lanches, barras de cereais, bolos e chocolates, sendo fácil de ser encontrada em supermercados, pequenas mercearias e lojas de produtos alimentares.

O principais benefícios do amendoim são:

 

 

1. Protege contra doenças cardíacas

O amendoim previne as doenças cardíacas porque contém resveratrol, uma substância que se encontra também no vinho, que é um fitonutriente e um excelente antioxidante que ajuda a reparar lesões no músculo do coração.

Além disso, o amendoim também possui gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda a transportar o colesterol que está nos tecidos para o fígado, de forma a ser eliminado do corpo, diminuindo as chances de desenvolver doenças do coração.

2. Ajuda na prevenção da aterosclerose

O amendoim ajuda na prevenção da aterosclerose porque contém gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda no aumento do colesterol bom. O colesterol bom promove a eliminação do colesterol que está nos tecidos, prevenindo, assim, o entupimento das artérias.

O amendoim pode ser utilizado em dietas para diminuir o colesterol, principalmente o colesterol total e o colesterol ruim, uma vez que o colesterol ruim, quando se encontra em excesso no sangue, favorece a formação de placas de gordura que se depositam nas artérias, dificultando a passagem do sangue.

3. Combate a anemia

O amendoim pode ajudar bastante no combate da anemia porque contém ácido fólico que é uma vitamina que estimula a formação de células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos.

Além disso, o amendoim também possui ferro que é outro nutriente muito importante para prevenir e tratar a anemia, uma vez que aumenta a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Por conter gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, o amendoim ajuda a manter o nível de açúcar estável no sangue, prevenindo, assim, que exista um aumento dos níveis de açúcar no sangue, que, ao longo do tempo, pode facilitar o aparecimento de diabetes tipo 2.

Além disso, o amendoim é rico em fibras, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue e que, por isso, também atuam na prevenção da diabetes tipo 2.

5. Ajuda na perda de peso

O amendoim é um bom alimento para ajudar no controle do peso porque é rico em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome.

Além disso, o amendoim também é considerado um alimento termogênico, ou seja, um alimento que é capaz de aumentar o metabolismo, estimulando um maior gasto de calorias durante o dia, o que acaba facilitando a perda de peso.

6. Evita o envelhecimento precoce

O amendoim é rico em vitamina E que funciona como antioxidante e, desta forma, ajuda na prevenção e retardamento do envelhecimento.

Além da vitamina E, o amendoim é rico em ômega 3, que é uma gordura boa com forte ação anti-inflamatória, o que previne o envelhecimento precoce, tendo em conta que funciona como um renovador das células.

 

7. Garante a saúde dos músculos

O amendoim ajuda a manter a saúde dos músculos, uma vez que contém magnésio, um importante mineral que ajuda a fortalecer os músculos, e potássio, que melhora a contração muscular. Por isso, o amendoim é recomendado para quem pratica exercício físico regular.

Além disso, o amendoim também contém vitamina E, que é responsável por aumentar a resistência dos músculos. O amendoim também melhora o rendimento no treino, favorece o aumento de massa muscular através da realização de exercício físico e ajuda na recuperação muscular após o treino.

8. Diminui o risco de malformações no bebê

O amendoim pode ser um importante aliado na gravidez, porque contém ferro que ajuda na formação do sistema nervoso do bebê, no seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, o ferro também ajuda a reduzir o risco de infecções que são comuns na gravidez, como as infecções urinárias.

Além disso, o amendoim também contém ácido fólico, que é muito importante na gravidez, já que é responsável pela redução do risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral do bebé. 

9. Melhora o humor

O amendoim ajuda a melhorar o humor e a diminuir o estresse porque contém triptofano, uma substância que favorece a produção de hormônios a serotonina, conhecida como o "hormônio do prazer", e aumenta a sensação de bem-estar.

O amendoim também tem magnésio que é importante para reduzir o estresse e vitaminas do complexo B, que contribuem para a formação de neurotransmissores, como a serotonina, que ajudam a melhorar o humor.

Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9