O primeiro hospital veterinário com atendimento gratuito de Belo Horizonte será inaugurado nesta terça-feira, 9, pela prefeitura.
O local vai ajudar famílias de tutores de cães e gatos que não possuem condições de pagar tratamentos veterinários.
Além do atendimento de urgência, os animais também terão acesso a exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação.
O hospital foi instalado no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte e terá capacidade para atender de 30 cães ou gatos por dia.
Desse total, serão 27 atendimentos para animais da população de baixa renda e três para animais de protetores ou entidades de defesa do animal, situadas no município.
Atendimentos
Os responsáveis pelos animais têm que fazer um cadastro, apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Também é exigido que o tutor tenha inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O Hospital ficará aberto durante o dia. À noite haverá apenas internação de animais e eventuais atendimentos de emergência.
Os novos casos, retornos e atendimentos de urgência, serão atendidos de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. De segunda a sábado, de 14h às 20h, somente serão atendidos casos de cirurgias, com agendamento prévio.
Tratamento de doenças
Para Leonardo Maciel, gerente de Defesa dos Animais, a criação de um hospital veterinário com atendimento gratuito ajudará muito no controle de zoonoses da cidade.
“Essa entrega é muito importante para a cidade de Belo Horizonte ao promover uma política pública efetiva, não só no atendimento e cuidados de cães e gatos, mas também na promoção de melhoria na saúde pública. Apenas com vacinas e medicamentos para atender pessoas acidentadas com cães e gatos são destinados cerca de R$ 4 milhões. Com o hospital podemos reduzir esse custo”, afirma.
Leonardo lembra que, mesmo fazendo castração de cães e gatos, a meta do hospital é o tratamento de doenças dos animais.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Seção São Paulo, organização da sociedade civil (OSC) vencedora do edital de Chamamento Público, publicado em maio do ano passado.
Créditos: Prefeitura de BH