07/04/2021
Informe da dengue aponta 1.407 novos casos e um óbito confirmado no Estado

O Informe semanal da dengue divulgado hoje (6) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 1.407 novos casos da doença no estado e um novo óbito provocado pela doença. O óbito foi no município de Foz do Iguaçu; uma mulher, de 22 anos, sem histórico de comorbidades.

O período epidemiológico com início em agosto do ano passado soma 7.747 casos confirmados e 15 óbitos.

Até o momento, são 48.737 notificações distribuídas em 352 municípios das 22 Regionais de Saúde do Estado.

9.887 casos estão em investigação quanto à classificação final para dengue.

 

 

“A dengue pode ser prevenida com a adoção de medidas dentro de casa, com a remoção dos focos e eliminação de pontos que acumulam água nos ambientes residenciais; o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, se prolifera nestes locais e recipientes”, disse o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto.

“Orientamos para que as pessoas que costumam reservar água em tanques, caixas d´água e baldes, por exemplo, para que cubram estes recipientes. No período epidemiológico anterior nossos técnicos observaram e removeram milhares de criadouros formados nestes pontos. Cobrir, vedar ou telar estes reservatórios é fundamental para se evitar a proliferação do mosquito”, afirmou o secretário.

As estações do outono e do inverno se caracterizam por períodos de seca mais prolongada . Durante vistorias da Vigilância Ambiental, principalmente em municípios da região Oeste foram detectados grandes focos e criadouros do Aedes aegypti em recipientes improvisados para a reserva de água durante a estiagem.

“Lembramos que : onde tem água parada pode ter dengue, além da zika e chikungunya, outras doenças graves também transmitidas pelo mosquito”, complementou a chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato.

Créditos: Secretaria da Saúde do Paraná

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9