no1
08/04/2021
IAT diz ter revelado o mistério do "Rio vermelho" de Virmond, no Paraná

Moradores de Virmond, na região central do Paraná, se surpreenderam com a coloração vermelha da água de um rio nesta quarta-feira (7).

Nas redes sociais, algumas pessoas compartilharam fotos questionando sobre o que havia acontecido com o rio, se era alguma contaminação ou se a cor semelhante ao sangue era um "sinal do fim dos tempos" e que Jesus Cristo estava voltando. Outros compararam a água com refrigerantes desse tom.

Devido à repercussão no município, o Instituto Água e Terra (IAT), por meio do Escritório Regional de Guarapuava (ERGUA), enviou um engenheiro químico ao local para verificar a situação.

 

 

De acordo com o IAT, foi constatado que a cor vermelha se refere a tinta, provocada por um acidente durante o serviço em uma serraria próxima ao Rio Virmond.

Segundo o engenheiro, um galão de tinta caiu na água e provocou essa coloração avermelhada.

O IAT informou que, na noite desta quarta-feira, o produto já estava praticamente diluído e restavam poucos vestígios de tinta na água.

"Após análise técnica, serão levantados possíveis prejuízos e autuações cabíveis à empresa", disse o instituto.

 

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) afirmou que o sistema de captação fica antes do ponto onde houve lançamento de resíduo no Rio Virmond.

"A Sanepar assegura que só distribui água dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação. A população pode ficar tranquila que está recebendo água potável de qualidade", informou a assessoria.

Veja as imagens que circularam nas redes sociais

 

 

 

Créditos: G1

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9