08/04/2021
Dicas de saúde: 8 formas naturais para desentupir o nariz

O nariz entupido, também conhecido por congestão nasal, ocorre quando os vasos sanguíneos do nariz ficam inflamados ou quando há excesso de produção de muco, dificultando a respiração. Este problema pode ser causado por gripes, resfriados, sinusite ou alergias respiratórias e, geralmente, desaparece sozinho em cerca de 1 semana.

Como o nariz entupido não apresenta risco a saúde, os descongestionantes nasais de farmácia só devem ser utilizados sob orientação e prescrição médica, pois podem piorar a congestão nasal, devido ao efeito rebote, em que o caso pode piorar ou se tornar crônico.

Por isso, antes de utilizar algum descongestionante, existem algumas medidas caseiras que podem ajudar a desentupir o nariz, como:

 

 

1. Lavar o nariz com solução salina morna

O lavador nasal remove o excesso de muco e secreções dos seios nasais, ajudando a desentupir o nariz. Além disso, como a mistura possui sal, permite eliminar bactérias que podem estar piorando a produção de secreções.

Como pode causar um ligeiro desconforto, o lavador normalmente não é usado por crianças, sendo mais prático para adultos. Este dispositivo deve ser colocado junto de uma das narinas, de forma a inserir a água com sal e deixar sair o líquido pela outra narina, arrastando mucosidades e impurezas presentes nas vias nasais.

2. Inalar vapor com eucalipto

A inalação com vapores não provoca qualquer desconforto e, por isso, pode ser usada em crianças sob supervisão de um adulto. O vapor fluidifica as secreções e o eucalipto é descongestionante, ajudando a desentupir o nariz.

Para fazer a inalação basta colocar 3 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma tigela com cerca de 500 mL de água fervente e inalar o vapor durante cerca de 5 minutos, colocando uma toalha de banho sobre a cabeça, para o vapor ficar aprisionado.

3. Umidificar o ambiente

Umidificar o ar com bacias de água pela casa, ou com o próprio umidificador elétrico, ajuda a deixar os tecidos das vias respiratórios mais hidratados e menos irritados, aliviando o desconforto e facilitando a remoção das secreções. 

4. Beber 2 a 3 litros de água por dia

A água é muito importante para manter as secreções mais fluídas e fáceis de eliminar, mesmo que mais nenhuma técnica seja utilizada. Além disso, pode se também tomar chás, principalmente aqueles com propriedades descongestionantes, como o eucalipto ou a hortelã, por exemplo.

5. Consumir alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é uma substância muito conhecida por estimular o sistema imune e torná-lo mais forte, o que permite ao corpo se recuperar mais rápido de gripes e resfriados, que são as principais causadores do nariz entupido.

Alguns dos alimentos que podem ser ingeridos incluem abacaxi, laranja, limão ou tangerina, por exemplo.

6. Tomar um banho quente

Durante o banho quente, o vapor ajuda a deixar o muco nasal mais fluido e mais fácil de ser expelido, reduzindo assim o desconforto do nariz entupido. 

7. Usar toalha quente com hortelã 

A toalha quente e úmida com o chá de hortelã sobre o rosto alivia os sintomas de nariz entupido por ser um expectorante natural, ou seja, ajuda a liberar o catarro e o muco que causa incômodo.

8. Massagear as maçãs do rosto 

Para aliviar o incômodo do nariz entupido, pode-se massagear as maçãs do rosto e o nariz com os óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto ou alfazema, por 5 minutos.

Créditos: Dr.ª Clarisse BezerraMédica de Saúde Familiar

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9