14/04/2021
Dica de saúde: 7 benefícios do orégano para a saúde

O orégano é uma erva aromática muito utilizada na cozinha para conferir um toque picante e aromático à comida, especialmente em massas, saladas e molhos.

No entanto, o orégano também pode ser consumido na forma de chá ou usado como óleo essencial devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, que lhe conferem benefícios para a saúde como:

 

 

  1. Reduzir a inflamação: por conter a substância carvacrol, que é responsável pelo cheiro e sabor característico do orégano, além de exercer efeitos anti-inflamatórios no organismo, podendo ajudar na recuperação do organismo frente a algumas doenças crônicas;
  2. Prevenir o câncer: pois é rico em antioxidantes, como o carvacrol e o timol, que podem prevenir o dano celular causado pelos radicais livres;
  3. Combater alguns tipos de vírus e bactérias: aparentemente, o carvacrol e o timol diminuem a atividade desses microrganismos, que podem causar infecções como gripes e resfriados;
  4. Favorecer a perda de peso: o carvacrol pode alterar a síntese de gordura no organismo, além de exercer um efeito anti-inflamatório, favorecendo o emagrecimento;
  5. Combater fungos nas unhas: uma vez que possui propriedades antifúngicas;
  6. Fortalecer o sistema imunológico: é rico em vitamina A e carotenos, possuindo, portanto, grande poder antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  7. Acalma as vias respiratórias e fluidifica secreções, sendo esse benefício alcançado principalmente por meio da aromaterapia com orégano.

Além disso, o orégano ajuda a preservar os alimentos por mais tempo devido às suas propriedades antimicrobianas, que ajudam a evitar e controlar a proliferação e desenvolvimento de microrganismos que podem estragar a comida.

O nome científico do orégano é Origanum vulgare, e são as folhas dessa planta que se usa como tempero, podendo ser utilizadas tanto frescas quanto desidratadas.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de folhas frescas de orégano.

Como consumir o orégano

O orégano pode ser consumido através do uso das folhas frescas ou desidratadas, e é facilmente cultivado em pequenos jarros em casa. As folhas secas devem ser substituídas a cada 3 meses, pois elas perdem o aroma e o sabor com o tempo.

Essa erva pode ser usada na forma de chá ou para temperar alimentos, combinando muito bem com ovos, saladas, massas, pizzas, peixes e as carnes de carneiro e de frango. Outras formas de usar o orégano incluem:

  • Mel: adicionar o orégano no mel é ótimo pra ajudar a combater asma e bronquite;
  • Óleo essencial: passar o óleo essencial do orégano nas unhas ou na pele, misturado com um pouquinho de óleo de coco, ajuda a acabar com a micose;
  • Vapor: colocar 1 punhado de orégano em água fervente e respirar o vapor ajuda a fluidificar o muco pulmonar e auxilia no tratamento da sinusite.

É importante lembrar que o orégano pode ser usado em qualquer idade, mas que algumas pessoas são sensíveis à essa planta e podem apresentar problemas como alergia na pele e vômitos.

Como preparar o chá de orégano

Um forma muito popular de consumir o orégano para obter seus benefícios é fazendo o chá da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de orégano seco;
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar o orégano na xícara de água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Omelete de orégano com tomate

Ingredientes

  • 4 ovos;
  • 1 cebola média ralada;
  • 1 xícara de chá de orégano fresco;
  • 1 tomate médio sem pele e sem sementes em cubinhos;
  • ½ xícara de chá de queijo parmesão;
  • Óleo vegetal;
  • Sal à gosto.

Modo de preparo

Bater os ovos e acrescentar o orégano, o sal, o queijo ralado e o tomate. Refogar a cebola com o óleo em frigideira antiaderente e despejar a mistura, deixando fritar sem mexer até o ponto desejado.

Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9