26/04/2021
Dicas de saúde: 10 principais benefícios do cacau para a saúde

O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate. Essa semente é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue.

Além de ser antioxidante, o cacau também é anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular. Para obter estes e outros benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 gramas de chocolate amargo, o que corresponde a 3 quadradinhos, aproximadamente.

O consumo regular de cacau pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

 

 

1. Melhora do humor

O cacau é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e a tiramina, que é um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Dessa forma, o cacau pode ajudar a melhorar o humor e combater os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.

 

2. Previne a trombose

O cacau ajuda a prevenir o desenvolvimento de trombose porque ajuda a melhorar o fluxo de sangue, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos devido ao seu teor de flavonoides.

3. Ajuda a regular o colesterol

O cacau é rico em substâncias antioxidantes, ajudando a regular os níveis de colesterol circulante, o que ajuda a evitar a deposição de gordura nos vasos, prevenindo a formação de placas de ateroma e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4. Previne a anemia

O cacau é rico em ferro e, por isso, o seu consumo regular pode ajudar a prevenir a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que é um componente das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio para o organismo e que normalmente está em menores quantidades em caso de anemia.

5. Diminui o risco de diabetes

Alguns estudos indicam que o cacau poderia tornar a digestão dos carboidratos mais lenta a nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Além disso também poderia diminuir a resistência a insulina, o que ajuda a diminuir o risco de diabetes.

6. Previne a demência

O cacau é rico em teobromina, que é um composto com atividade vasodilatadora, favorecendo a circulação de sangue para o cérebro, ajudando a prevenir doenças neurológicas como demência e Alzheimer, por exemplo. Além disso o cacau é rico em selênio, um mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.

7. Regula o intestino

O cacau é rico em flavonoides e catequinas que chegam ao intestino grosso, o que poderia aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são bactérias boas para a saúde e que exercem efeito prebiótico, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.

8. Ajuda a diminuir a inflamação

Por ser rico em antioxidantes, o cacau é capaz de diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e a inflamação. Além disso, alguns estudos indicam que o consumo de cacau promovem a redução da quantidade de proteína C reativa no sangue, que é um indicador de inflamação.

9. Ajuda no controle do peso

O cacau ajuda no controle do peso porque ajuda a diminuir a absorção e a síntese de gorduras. Além disso, ao ingerir o cacau é possível ter maior sensação de saciedade, já que ajuda a regular a insulina, no entanto esse benefício está principalmente associado ao chocolate negro e não ao chocolate ao leite ou branco, já que são ricos em açúcar e gordura e pouca quantidade de cacau.

Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino, pois assim é possível diminuir os benefícios do cacau.

10. Reduz a pressão arterial

O cacau também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, pois melhora os vasos sanguíneos ao influenciar a produção de óxido nítrico, que está relacionado com o relaxamento desses vasos.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de cacau em pó.

Composição nutricional
Energia: 365,1 kcal
Proteína 21 g Cálcio 92 mg
Carboidrato 18 g Ferro 2,7 mg
Gordura 23,24 g Sódio 59 mg
Fibras 33 g Fósforo 455 mg
Vitamina B1 75 mcg Vitamina B2 1100 mcg
Magnésio 395 mg Potássio 900 mg
Teobromina 2057 mg Selênio 14,3 mcg
Zinco 6,8 mg Colina 12 mg

Como comer a fruta cacau

Para consumir a fruta do cacaueiro deve-se cortá-la com um facão para quebrar sua casca que é muito dura. A seguir o cacau pode ser aberto e poderá ser observado um 'cacho' esbranquiçado coberto por uma substância viscosa muito doce, cujo interior possui o cacau escuro, que se conhece mundialmente. 

É possível chupar apenas a goma branca que envolve a semente de cacau, mas também pode-se mastigar tudo, comendo também o seu interior, sendo que a parte escura é muito amarga e não se parece com o chocolate que é tão conhecido.

Como é feito o chocolate

Para que estas sementes possam ser transformadas em pó ou no chocolate, elas devem ser colhidas da árvore, secadas ao sol e depois torradas e amassadas. A massa resultante é amassada até que seja extraída a manteiga de cacau. Essa pasta é usada principalmente para fazer o chocolate ao leite e o chocolate branco, enquanto que o cacau puro é usado na fabricação no chocolate amargo ou meio amargo.

Brownie de Cacau com Linhaça

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de chá de farinha de linhaça;
  • 4 ovos;
  • 6 colheres de sopa de margarina sem sal;
  • 1 ¼ de xícara de chá cacau em pó (150 g);
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo branca.

Modo de Preparo

Derreter a manteiga em banho maria, acrescentar o cacau e mexer até ficar uniforme. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas e continuar batendo até a massa ficar clarinha. Adicionar o açúcar e bater até homogeneizar. Enquanto mistura lentamente com uma espátula, adicionar o cacau, o trigo e a linhaça até ficar uniforme. Levar ao forno pré aquecido a 230ºC por cerca de 20 minutos, pois a superfície deve ficar seca e o interior, úmido.

Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9