Interessados em cursar a graduação em Administração Pública da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza têm até o dia 9 de maio, às 23h59, para efetivar a inscrição no processo seletivo. A prorrogação do prazo foi confirmada pela publicação do Edital Nº 401/GR/UFFS/2021. O curso oferta 20 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021, que inicia no dia 7 de junho.
Inscrições
Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível na página de Processos Seletivos Especiais da UFFS (www.uffs.edu.br). É necessário anexar cópias dos documentos pessoais, histórico escolar do ensino médio e carta de intenções. Todos os detalhes quanto ao envio da documentação e modelo da carta de intenções estão no Edital Nº 371/GR/UFFS/2021.
As 20 vagas ofertadas pelo curso de Administração Pública estão distribuídas de acordo com legislação nacional de reserva de vagas, sendo observados os critérios: candidatos que cursaram, integral ou parcialmente, o ensino médio na rede pública; a renda bruta per capita familiar; a autodeclaração (preto, pardo ou indígena); a condição de indígena e de pessoa com deficiência devidamente comprovadas.
No momento da inscrição, cada candidato deverá escolher uma única opção de acordo com a modalidade em que se enquadre e pretenda concorrer.
Seleção
A primeira etapa consiste na análise do histórico escolar e será realizada a partir do cálculo da média aritmética simples dos resultados obtidos pelo candidato nas disciplinas que cursou no ensino médio.
A segunda fase é composta pela avaliação da carta de intenções e pela participação do candidato em uma entrevista on-line. O período para a realização das entrevistas será entre os dias 22 a 24 de maio. Os procedimentos serão especificados em edital próprio a ser publicado na página oficial do curso.
Dúvidas quanto à realização da seleção podem ser enviadas para o e-mail: ps.admpublica.re@uffs.edu.br.
Sobre o curso
O curso de Administração Pública busca contribuir com a qualificação de gestores comprometidos com a redução das desigualdades sociais, com a promoção da justiça social e com os desafios impostos ao poder público vinculados à diversidade regional e cultural. A formação de caráter multidisciplinar do curso procura articular aspectos da gestão pública com conteúdos de: Administração, Ciências Contábeis, Ciência Política, Economia, Direito e Sociologia.
O egresso poderá atuar na Administração Pública em quadros técnicos ou em cargos eletivos, na Gestão Pública, na Gestão Social de instituições não-estatais e na Gestão de Políticas Públicas.
O curso é noturno e tem duração de 4,5 anos. As aulas serão ministradas por professores da UFFS – Campus Realeza e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campi Capanema e Barracão, parceiros na iniciativa. O curso é presencial, porém, em razão da pandemia, as aulas do primeiro semestre de 2021 serão on-line.
Créditos: Ariel Tavares | Jornalista (MTB/PR 6501) Assessoria de Comunicação | UFFS - Campus Realeza