A reportagem da CGN teve acesso à mais informações sobre a operação desenvolvida pelo Gepatrias (Grupos Especializados na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa) de Umuarama e o Gaeco (Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Cascavel, deflagrada na semana passada.
Na operação, foi investigado esquema de fura-fila da vacina contra a Covid-19 e também desvios de verba na saúde. As prisões de sete pessoas aconteceram em Umuarama, envolvendo um Diretor de Hospital, assessores parlamentares e empresários.
As investigações feitas pelo Ministério Público apontam prejuízos que podem passar de R$ 19 milhões que teriam sido desviados da Saúde. O ex-secretário parlamentar Valdecir Miester é apontado como provável líder do esquema criminoso, em razão do forte poder de influência econômica e política, mantendo contato com empresários do setor, políticos e servidores públicos ocupantes de cargos estratégicos.
Conforme o Ministério Público, entre os empresários envolvidos no esquema criminoso está o ex-deputado federal, Alfredo Kaefer. A denúncia informa que no dia 14 de junho de 2020, Miester recebeu uma ligação de seu mentor político, o empresário e ex-deputado Federal Jacob Alfredo Stoffels Kaefer, o chamando para conversar pessoalmente.
No andamento da investigação ficou constatado pelo MP que Kaefer tinha conhecimento e era um dos beneficiados do esquema, veja:
Diálogo do dia 14/06/2020, por volta das 08h27min. MIESTER recebe uma ligação de seu mentor político, o empresário e ex-Deputado Federal JACOB ALFREDO STOFFELS KAEFER.
KAEFER quer conversar pessoalmente com MIESTER para ver se “andam” com alguma coisa. MIESTER então comenta que vai ter de ir na segunda-feira (15/06/2020) para Umuarama/PR para “fazer uma defesa”.
KAEFER pergunta se houve algum problema e MIESTER afirma: “teve e tô tendo, fui querer ajudar o Celso [referindo-se ao Prefeito de Umuarama] lá e fazer uma dispensa, quase R$ 600.000,00” e emenda afirmando que está tendo problema com desgaste de imagem, mas que não há nada ilegal.
KAEFER então pergunta: “e a verbinha lá, como é que fica?” e MIESTER emenda que vai conversar com ele na segunda ou terça. Fica nítido que KAEFER é conhecedor e, quiçá, “beneficiário” dos esquemas na região.
Além desta investigação, o ex-deputado federal Alfredo Kaefer também já foi condenado por outros crimes contra o sistema financeiro.