Criminosos estão se passando por membros do Ministério Público, do Ministério da Saúde ou por outros Funcionários públicos para aplicar o golpe do covid através do agendamento da vacina contra o coronavírus pelo WhatsApp.
Na tentativa de clonar contas no aplicativo, os golpistas pedem dados pessoais, o envio por SMS de um código ou induzem a vítima a clicar em links. O objetivo é ativar a conta da vítima no aplicativo de mensagens em outro celular para clonar o aparelho e conseguir informações pessoais.
Esses criminosos se passam por membros do Ministério Público e enviaram mensagens oferecendo o agendamento da vacinação, serviço que não é oferecido pelo MP. Em nota, o órgão informou que "esse tipo de mensagem caracteriza golpe e a população deve ficar atenta e só confiar em ações devidamente divulgadas nos canais oficiais das instituições públicas que atuam no enfrentamento à pandemia".
Segundo as autoridades, em caso de clonagem ou tentativa de clonagem de contas de WhatsApp com o uso do golpe do agendamento da vacina , a vítima deve registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia.
Em conversa com o Investigador da Polícia Civil de Capitão Leônidas Marques – João Gustavo, ele falou sobre o golpe e orienta a população para que redobrem o cuidado e jamais passem informações pessoais por mensagens.
Créditos: FM Interativa 104,9