09/06/2021
Prefeito de Cascavel sanciona lei que transforma atividades de igrejas em essenciais

O prefeito de Cascavel, no oeste do Paraná, Leonaldo Paranhos (PSC), reconheceu e sancionou as atividades de igrejas e templos como essenciais. A nova lei foi publicada nesta terça-feira (8) no diário oficial do município.

A lei é de autoria do vereador Policial Madril (PSC) e permite que as celebrações sejam feitas com limitação do número de pessoas, conforme a gravidade da pandemia do novo coronavírus, devendo ser mantida a possibilidade de atendimento presencial em tais locais.

Na prática, a lei garante o funcionamento de estabelecimentos religiosos em situações de calamidade pública, como pandemias.

 

 

Conforme a Câmara de Cascavel, o projeto de lei foi aprovado em 24 de maio, com 18 votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Edson Souza e Professora Liliam.

Segundo o projeto apresentado, Madril justificou a lei com base no artigo 5º da Constituição Federal, que dispõe ser "inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício de cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”.

Para o autor da lei municipal, a proposta leva em consideração a importância do apoio religioso e do auxílio espiritual às pessoas, especialmente nos períodos de calamidades públicas.

Atualmente, conforme decreto municipal, igrejas e templos devem seguir as normas estabelecidas por uma resolução da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As celebrações podem ocorrer até 22h.

O poder executivo terá o prazo de 90 dias para regulamentar a nova lei.

 

Pandemia em Cascavel

 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até esta terça, Cascavel registrou 36.281 casos confirmados do novo coronavírus e 754 mortes pela Covid-19.

A cidade conta com 388 casos ativos da doença.

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Cascavel está em 96,4%, e na macrorregião oeste em 98,3%.

Créditos: G1 - PR - Foto: Foto: Prefeitura de Cascavel/Divulgação

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9