22/06/2021
Luva biônica brasileira ajuda na mobilidade de pessoas com AVC

A aposentada Jaldir Matos sofreu um AVC e conta que a luva biônica brasileira, criada pelo designer Ubiratan Bizarro, tem ajudado a aliviar as dores no braço e na mobilidade da mão esquerda dela.

Jaldir mora em Vitória da Conquista, na Bahia. Em 2018, ela teve um AVC que paralisou parte do lado esquerdo do corpo e deixou sequelas na mão.

Quando soube pela imprensa que havia uma luva biônica brasileira – numa reportagem de 2019 mostrando que o maestro João Carlos Martins tinha voltado a tocar com essas luvas – dona Jandir procurou o Ubiratan Bizarro e pediu para o designer fazer uma para ela também.

 

 

A aposentada comprou a luva, mas sabe que muitos amigos, que também tiveram AVC, não têm condição financeira para adiquir a luva, por isso, a ela está apoiando a vaquinha que o Só Vaquinha Boa abriu para que o Ubiratan Bizarro construa uma oficina inclusiva para produzir as luvas mais baratas.

Hoje elas são feitas de forma artesanal, na casa dele. E o Ubiratan só consegue fazer uma por dia.

Imagina quando tiver a oficina inclusiva montada, quanta gente poderá ser beneficiada?

Doação de luvas biônicas

Uma parte do valor da vaquinha será aplicado na ampliação da oficina inclusiva do Bira, que fica em Sumaré, no interior de São Paulo.
No local ele poderá produzir as Luvas Biônicas LEB, de forma facilitada, reduzindo o custo e o preço de venda dos produtos.
A outra parte do valor será destinada para a produção de 20 luvas, que serão doadas pelo Ubiratan para pessoas carentes.
 
Além dessas, Bira vai produzir mais 50 luvas que serão vendidas pela metade do preço: aproximadamente R$ 375.
 
Atenção 
 
O Bira lembra que o ideal é que a pessoa tenha acompanhamento do médico, ou de um fisioterapeuta, para indicação da luva biônica porque ela é artesanal e feita sob medida, de acordo com a necessidade de cada paciente.

As doações continuam! Você pode conhecer detalhes sobre as luvas LEB do Bira e também contribuir para a vaquinha dele no site Só Vaquinha Boa ! Vamos juntos nessa?

Créditos: Por Rinaldo de Oliveira, da redação do Só Notícia Boa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9