30/06/2021
Anticorpos de quem já teve covid-19 combatem variante da doença

Um estudo publicado recentemente pelo Jornal da USP mostra que anticorpos de pessoas infectadas pela covid-19 em 2020 foram capazes de neutralizar a variante P.1, uma das predominantes no país, em laboratório. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram amostras de sangue de 60 pessoas e concluíram que os anticorpos conseguiram combater a doença em 84% das amostras.

“Após ter o diagnóstico de covid confirmado por teste de RT-PCR, os 60 voluntários foram monitorados durante sete semanas após a infecção inicial e submetidos a coletas semanais de sangue para análise do perfil sorológico", afirma a professora Maria Cássia Mendes-Correa, diretora do IMT, responsável pela pesquisa.

 

 

O estudo foi feito pelo Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A descoberta foi publicada em um jornal científico em maio e ainda necessita de revisão de pares. De acordo com as informações coletadas até agora, o estudo sugere que, caso pacientes infectados previamente pela covid-19 entrem em contato com a variante P.1, eles tenham um quadro menos grave da doença.

 
Atualmente, também já se sabe que a resposta imunológica gerada pelas vacinas Coronavac, Oxford-AstraZeneca e Pfizer também são eficazes contra esta variante.

Créditos: Exame Foto: Reprodução

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9