A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) publicou, nesta quarta-feira (30), uma resolução que suspende as cirurgias eletivas até o dia 15 de julho nos hospitais públicos e privados do Paraná.
De acordo com o governo, a medida ajuda a controlar a utilização de medicamentos do chamado kit de intubação nesse período em que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continua alta.
Os procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia poderão ser realizados, além de exames de caráter de urgência, com a assinatura do médico, ou a critério do profissional, desde que sejam considerados de urgência ou emergência.
Da mesma forma, a resolução autoriza o atendimento ambulatorial ou de hospital-dia que não utilizem medicamentos de bloqueio anestésico endovenoso.
O governo afirmou que a medida é necessária tendo em vista que o estado passa por um momento de utilização massiva de anestésicos e relaxantes musculares.
Situação do estado
O boletim divulgado pela Sesa, nesta quarta-feira, aponta que o Paraná chegou a 1.278.051 casos confirmados do novo coronavírus.
Com mais 201 óbitos confirmados, o número de mortes pela doença no estado é de 30.539.
A taxa de recuperação da Covid-19 no Paraná é de 70%, conforme a secretaria. Desde o início da pandemia, foram 894.308 recuperados.
Confira, abaixo, a taxa de ocupação de leitos hospitalares SUS exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19:
94% dos 2.007 leitos de UTI adulta
63% dos 2.924 leitos de enfermaria adulta
23% dos 22 leitos de UTI pediátrica
41% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica
Considerando a divisão de leitos no estado em cada uma das macrorregiões, a Oeste é a que apresenta a maior taxa de ocupação das vagas de UTI para pacientes adultos.
Veja, abaixo, a situação das UTIs para adultos em cada uma delas:
Leste: 93%
Oeste: 96%
Noroeste: 95%
Norte: 93%
O levantamento da secretaria aponta que todas as 399 cidades do estado possuem pelo menos um caso confirmado de coronavírus, sendo que em 398 há registro de morte.
Créditos: G1-PR Foto: RPC/Reprodução