02/07/2021
Endometriose: por que ela se desenvolve?

Apesar de um grande número de mulheres sofrerem com esta doença, as causas da endometriose podem ser um pouco confusas ou até mesmo ocultas para a maioria das pacientes.

Primeiramente, o que é a endometriose?

A endometriose é uma modificação funcional do organismo, caracterizada pela presença das células do endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, fora do útero, próximo ou junto a outros órgãos do como os ovários, intestino, bexiga ou dentro da cavidade abdominal.

 

 

Em síntese, podemos explicar a endometriose como a implantação do endométrio fora do útero, geralmente nos ovários, nos ligamentos do útero ou no peritônio.

 

Ela não tem relação com causas externas, e surge quando a mulher nasce, ou seja, é uma doença embrionária, um defeito na formação uterina, mas que fica silenciosa até que a mulher começa a menstruar na adolescência. Quando inicia a puberdade e as menstruações, a portadora de endometriose passa a menstruar no útero normalmente e também fora do útero. Esse sangramento anormal fora do útero causa uma espécie de hematoma em locais profundos da pelve, ao redor dos órgãos, por isso tanta dor sentida pela paciente. E isso se repete muitas e muitas vezes nas menstruações durante a vida. Além disso, esse fenômeno anormal irá ativar uma resposta do sistema imunológico contra o próprio corpo (DNA), a autoimunidade. E sabe-se também que ela é de origem genética, por isso é encontrada em familiares próximas, como primas com o problema em comum.⠀

Num estágio inicial, essa modificação pode ser assintomática, mas depois pode evoluir com muitos sintomas, como a dor dos nervos profundos e a infertilidade.

Durante todo este mês, traremos conteúdos relacionados à endometriose. Nos acompanhe aqui no G1 e também através das nossas redes sociais: @clinicachiminacio @dr_igorchiminacio

Acesse nosso site: clinicachiminacio.com.br

Dr. Igor Chiminacio

CRM PR 21.710

RQE 14.707 / RQE 199

Créditos: G1 Por CLÍNICA CHIMINACIO - Foto: Getty Images

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9