Atualizado em 19/07/2021
Escola de Realeza oferece curso de Robótica para crianças

Que hoje em dia vivemos numa realidade tecnológica não é mais novidade. Os smartphones, televisores e computadores fazem parte da vida de todos e a notícia nova é que os nossos pequenos convivem com isso desde muito cedo. Muitos pais e mães “quebram a cabeça” pensando em como contribuir para o desenvolvimento de seus filhos, estimulando habilidades, contribuindo para o seu aprendizado, sem deixá-los mais ainda compenetrados com tantos equipamentos tecnológicos.
De fato, para alcançar tal sucesso nesse “novo mundo”, é fundamental que pais e crianças tenham acesso a informações abrangentes. Por isso, preparamos este artigo junto com a equipe da Jumper! Profissões e Idiomas, apresentando quais são os benefícios que a Robótica pode trazer para o seu filho. Continue lendo para saber quais são eles!
A Robótica para crianças promove um estímulo muito completo do campo cognitivo. É por isso que essa área aumenta o desenvolvimento de diversas habilidades que serão muito úteis para as crianças durante seu aprendizado e no futuro.
Conheça 6 benefícios para seu filho:

 

 

1. Raciocínio lógico
Os robôs são máquinas criadas para realizar uma ação obedecendo um comando que lhe é dado, e para isso, ele segue uma lógica. É assim que a Robótica ajuda as crianças a desenvolverem seu raciocínio, encontrando caminhos diferentes e soluções alternativas para solução dos problemas.


2. Criatividade
Nas aulas, as crianças são desafiadas a criarem um robô partindo do zero, segundo a sua própria ideia ou a necessidade que identificaram. Nos dias atuais, ser uma pessoa criativa é essencial para ter um diferencial competitivo no mercado.


3. Desenvolvimento de habilidades
o desenvolvimento de robôs também ajuda a melhorar a concentração, a atenção, a persistência e as habilidades interpessoais. Tudo isso porque um conjunto de competências é exigido para que seja possível ter um bom desempenho e alcançar os objetivos.


4. Senso de organização
Tudo o que se refere à tecnologia precisa seguir uma determinada ordem para que se consiga alcançar os resultados esperados. As ações devem ser realizadas conforme uma hierarquia para que nada acabe ficando para trás e um processo não seja colocado à frente do outro.
Por essa razão, a Robótica para crianças e adolescentes também ajuda a desenvolver o senso de organização. Isso tanto para a criação e programação do robô, como também ao determinar aquilo que é tarefa de cada um. Afinal, geralmente esse trabalho é feito em equipe.
O desenvolvimento dessa habilidade permite que a criança tenha um comprometimento maior e desenvolva também a sua responsabilidade. Ela saberá como organizar o seu próprio dia a dia e as suas tarefas, o que impacta diretamente o seu aprendizado e a vida cotidiana.


5. Trabalho em equipe
Como dito, a Robótica para crianças e adolescentes também estimula o trabalho em equipe, já que os projetos costumam ser desenvolvidos em grupos. Essa habilidade é desenvolvida porque a criança precisa interagir com seus colegas. Assim, a cooperação é construída para que todos atinjam seu objetivo.
É fundamental que os integrantes saibam escutar as ideias alheias ao mesmo tempo em que expõem também as suas. Além disso, as tarefas são distribuídas de modo que um precisa ajudar o outro, assim, a comunicação é exercitada. Nessa interação, a criança precisa de paciência e disciplina para aceitar opiniões avessas às suas e respeitar cada um dos colegas.


6. Interdisciplinaridade
Além de todas as habilidades que já foram citadas, a Robótica para crianças também favorece o aprendizado interdisciplinar de diversas áreas de estudo. Isso porque ela envolve temas pertencentes aos campos de:
• Física;
• Matemática;
• Ciências;
• Mecânica;
• Eletrônica;
• Engenharia etc.

 

Como inserir a Robótica para crianças
Uma das formas de introduzir a robótica na vida do seu filho é matriculando-o em uma boa escola que ofereça esse curso e também onde os professores sejam capacitados. Em nossa região (com escolas em Realeza, Planalto e Santo Antônio do Sudoeste) uma instituição que oferece a Robótica como um curso livre é a Jumper Profissões e Idiomas. Inclusive, a criança e o jovem podem aprender o idioma Inglês/Espanhol ao mesmo tempo em que adentra no universo tecnológico, com cursos como Robótica, Informática e Eletrônica, todos com uma metodologia pedagógica de acordo com cada faixa etária dos alunos.
Não se esqueça de que, na hora de apresentar a robótica para crianças e adolescentes, é importante escolher uma boa escola. Isso é fundamental para que esse tema realmente desperte o interesse do seu filho, algo que profissionais capacitados e experientes podem fazer com sucesso. Assim, ele aproveitará todas as vantagens e benefícios desse conhecimento.


Ficou interessado no assunto? A Jumper atende nos seguintes endereços:

Em Realeza: Rua Romano Zanchet, 3500, Centro, ao lado do Colégio Real.
Em Planalto: Avenida Rio Grande do Sul, 1755, Centro, próximo à Prefeitura Municipal.
Em Santo Antônio do Sudoeste: Avenida Brasil, 2390, Centro, em frente a Farmácia Garbin.

Créditos: A Voz de Realeza com Jumper Profissões e Idiomas Fotos: Divulgação Jumper

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9