O número de casos confirmados de dengue no Paraná chegou a 27.574, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na terça-feira (27). Na comparação com o boletim divulgado na semana anterior, houve aumento de 404 diagnósticos.
O período epidemiológico analisado começou em agosto de 2020 e continua até o final de julho de 2021.
Na atualização de terça-feira, não houve registro de novas mortes. Veja abaixo o número de mortes causadas pela dengue, por cidade:
Segundo o relatório, 361 municípios apresentaram notificações da doença e 288 têm casos confirmados.
O estado totaliza 92.376 notificações para a dengue - 1.096 a mais que o informe anterior.
Do total de casos confirmados, 24.415 são casos autóctones – quando as pessoas contraem a doença na cidade onde moram, e 55 casos são importados.
Conforme o relatório, 2.936 casos estão em investigação.
Regionais de saúde com mais casos de dengue
Os dados apontam 369 notificações para Chikungunya. Foram 89 casos confirmados, sendo 80 autóctones.
Em relação aos registros de Zika vírus, o Paraná tem 77 notificações e dois casos confirmados.
Segundo levantamento entomológico, realizado pela Vigilância Ambiental da Sesa, entre 24 de abril e 30 de junho deste ano, a maior porcentagem de criadouros estava em locais passíveis de remoção, como lixo com garrafas e latas descartadas sem as tampas, sucatas e entulhos de construção.
O levantamento destaca, ainda, que os vasos de plantas com prato, os recipientes de degelo dos refrigeradores, pequenas fontes ornamentais e bebedouros estão entre os principais criadouros do mosquito da dengue.
"Os números confirmam que o vírus da dengue está circulando no Paraná. Reforçamos que a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença é a medida de prevenção mais efetiva para o controle da dengue, zika e chikungunya", disse o secretário de Saúde, Beto Preto.
Créditos: Por G1 PR — Curitiba — Foto: Breno Esaki/SES