A farmacêutica Moderna anunciou nesta semana que iniciará em breve os testes clínicos da vacina experimental contra o HIV em voluntários dos Estados Unidos a partir de amanhã, quinta-feira (19), e contará com a participação de 56 adultos que não são portadores do vírus, eles têm uma faixa-etária entre 18 e 50 anos e serão divididos em quatro grupos com catorze pessoas cada.
Segundo a empresa, o imunizante foi desenvolvido utilizando a tecnologia de mRNA e é chamado de "mRNA-1644", contando com duas versões que serão administradas nos grupos dos voluntários. De acordo com a Moderna, dois grupos receberão um imunizante dos imunizantes, enquanto o restante será vacinado com uma dose de cada.
O objetivo inicial dos testes é descobrir se as vacinas de mRNA são capazes de estimularem o sistema imunológico a produzirem anticorpos contra o HIV e atestarem a segurança dos imunizantes em seres humanos. Essa fase terá uma duração de 10 meses e caso comprove a segurança os pesquisadores iniciarão a segunda etapa do estudo clínico.
O mRNA (RNA mensageiro) é uma tecnologia bastante conhecida e que foi utilizada pela própria Moderna e pela Pfizer/BioNTech. De modo geral, consiste em replicar a sequência de RNA do vírus e criar um "manual de instruções" para que o organismo aprenda a se proteger contra o agente viral.
Créditos: Tudo Celular Foto: Reprodução