O anis-estrelado, também conhecido como estrela-de-anis, é uma especiaria que é feita a partir do fruto de uma espécie de árvore asiática chamada de Ilicium verum. Esta especiaria normalmente é facilmente encontrada na sua forma seca em supermercados.
Embora seja muito utilizado na culinária para conferir um sabor adocicado a algumas preparações, o anis-estrelado também apresenta vários benefícios para a saúde devido aos seus componentes, especialmente o anetol, que parece ser a substância presente em maior concentração.
Por vezes, o anis-estrelado é confundido com o anis-verde, que é a erva-doce, mas estas são plantas medicinais completamente diferentes.
Alguns dos principais benefícios comprovados do anis-estrelado para a saúde são:
Por ser rico em anetol, o anis-estrelado tem forte ação contra vários tipos de micro-organismos, incluindo os fungos. Segundo estudos feitos em laboratório, o extrato de anis-estrelado é capaz de inibir o crescimento de fungos como Candida albicans, Brotytis cinerea e Colletotrichum gloeosporioides.
Além da função contra fungos, o anetol do anis-estrelado também impede o desenvolvimento de bactérias. Até ao momento, foi identificada ação contra as bactérias Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e E. coli, em laboratório. Estas bactérias são responsáveis por vários tipos de infecções, como gastroenterite, infecção urinária ou infecção de pele.
Além do anetol, os estudos indicam que outras substâncias presentes no anis-estrelado também podem contribuir para sua ação antibacteriana, como é o caso do aldeído anísico, da cetona anísica ou do álcool anísico.
Assim como a maior parte das plantas aromáticas, o anis-estrelado tem boa ação antioxidante devido à presença de compostos fenólicos na sua composição. Embora algumas investigações tenham identificado que o poder antioxidante do anis-estrelado pareça ser inferior ao de outras plantas aromáticas, esta ação continua ajudando a fortalecer o sistema imune, já que elimina radicais livres que atrapalham o correto funcionamento do corpo.
Além disso, a ação antioxidante também tem sido relacionada com a diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovascular e, até, de desenvolver câncer.
O anis-estrelado é um depósito natural de ácido xiquímico, uma substância que é utilizada na indústria farmacêutica para produzir o remédio antiviral oseltamivir, mais conhecido como Tamiflu. Este remédio é usado para prevenir e tratar infecções pelos vírus Influenza A e B, que são responsáveis pela gripe.
De acordo com algumas investigações feitas com o óleo essencial de anis-estrelado, foi identificado que a especiaria tem ação inseticida e repelente contra alguns tipos de insetos. Em laboratório, foi confirmada sua ação contra as "moscas das frutas", baratas germânicas, besouros e até pequenos caramujos.
Embora não existam estudos científicos que confirmem a ação digestiva do anis-estrelado, vários relatos de uso popular apontam esta especiaria como uma excelente forma natural de facilitar a digestão, especialmente após refeições muito pesadas e gordurosas.
Além disso, o anis-estrelado também parece ter ação carminativa, que ajuda a evitar o acúmulo de gases no estômago e no intestino.
A forma mais popular de utilizar o anis-estrelado é incluir o fruto seco em algumas preparações culinárias, já que é uma especiaria bem versátil que pode ser utilizada para preparar pratos doces ou salgados.
No entanto, o anis-estrelado também pode ser utilizado na forma de óleo essencial, que pode ser comprado em algumas lojas naturais, ou na forma de chá. Para fazer o chá deve-se seguir o passo a passo:
Ingredientes
Modo de preparo
Colocar o anis estrelado na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois retirar o anis-estrelado, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia. Para melhorar ou alterar o sabor, também pode ser adicionada uma rodela de limão, por exemplo.
No caso de se utilizar o anis-estrelado para melhorar a digestão é recomendado tomar o chá logo após a refeição.
O anis-estrelado é considerado seguro, especialmente quando usado na preparação de pratos. Já no caso do chá, ainda existem poucos estudos que avaliem seus efeitos colaterais. Ainda assim, algumas pessoas parecem relatar algumas náuseas após ingerir grandes quantidades. No caso do óleo essencial, se aplicado diretamente na pele, poderá causar irritação da pele.
O anis-estrelado está contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade, grávidas, mulheres em fase de amamentação e crianças, pois até o momento não foram realizados estudos nessa população sobre os efeitos a médio e longo prazo do uso do anis-estrelado e, assim, não é possível indicar que o uso dessa especiaria é seguro.
Créditos: Tua Saúde - Manuel Reis-Enfermeiro