06/09/2021
Crianças e celular: Agora os pais terão um motivo a mais para se preocupar.

Uma das maiores preocupações dos pais que têm filhos pequenos é o uso exagerado do celular. A dependência dos pequenos chega a ser absurda, em muitos casos. Muitos levam o aparelho para a cama e trocam o sono pela conversa com amigos, joguinhos ou nas redes sociais. Obviamente que os riscos são grandes.

Pois agora os pais terão um motivo a mais para se preocupar. O Facebook está anunciando o lançamento de uma versão infantil do Instagram, voltada para menores de 13 anos, que hoje é a idade mínima para utilizar as principais redes sociais. Mal saiu a notícia, o assunto ganhou repercussão e gerou debates acalorados. A justificativa do Facebook é que as crianças já estão online e utilizam-se de diversos aplicativos.

 

 

O principal temor é que adultos se utilizem da nova plataforma, dando espaço para a pedofilia. Outra preocupação é que temas como sexo, violência e drogas ganhem espaço entre os usuários. O Instagram se defende ao afirmar que o projeto prioriza a segurança das crianças e que a plataforma terá, em sua elaboração, especialistas em desenvolvimento e saúde mental infantil. Uma das promessas é de que seguirá os moldes do You Tube Kids, cujos perfis são gerenciados pelos pais, com ferramentas de controle que incluem o uso de senhas.

No Brasil, quase 80% dos brasileiros entre 10 e 13 anos têm contato diário ou esporádico com a internet. Muitos pais veem o celular como uma forma de acalmar as crianças, o que não é propriamente uma atitude correta. Especialistas temem que o uso do instagram desperte nos pequenos usuários uma síndrome tão comum em adultos que é a competição pelas curtidas, que em alguns casos transformou-se em obsessão.

Diferentemente da TV ou outros meios de comunicação, o celular é um equipamento de uso pessoal, de difícil controle, mesmo pelos pais. Os especialistas em educação recomendam que o uso das redes sociais pelas crianças seja retardado ao máximo, o que não é fácil de controlar. É um assunto em que os pais ainda têm muito a aprender.

Créditos: Jornal de Beltrão Foto:Reprodução internet ilustrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9