A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou no fim da tarde desta terça-feira (21), a passagem de um tornado no município de Seara, no Oeste de Santa Catarina. Segundo informações da rádio Belos FM, o fenômeno provocou diversos estragos no interior do município.
Conforme o órgão estadual a aproximação e atuação de uma frente fria sobre o estado de Santa Catarina e o oceano Atlântico combinado com o escoamento de umidade e ar quente vindo da região Amazônica favoreceu para o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos, queda de granizo nas regiões do Extremo Oeste e Oeste do estado. Ainda, houve a ocorrência de tempo severo no município de Seara.
Segundo a Defesa Civil, nas imagens do radar foi possível observar a atuação de uma supercélula, com características tornádicas, na noite da última segunda-feira, sobre a cidade de Seara.
Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC e as imagens de radar e satélite analisadas, o órgão estadual confirmou a ocorrência de um tornado no município de Seara, por volta das 20h (horário local) da segunda-feira.
Conforme a Belos FM, as comunidades de Rui Barbosa, Celso Ramos, Sagrado Coração e Ariranhazinha, no interior de Seara, foram atingidas pelo vendaval. Entre os estragos registrados estão: o destelhamento de um chiqueiro; árvores derrubadas; dezenas de eucaliptos retorcidos e derrubados pelo vento; estradas bloqueadas; algumas casas destelhadas.
Vídeos: Rádio Belos FM
Créditos: ClicRDC e Bela FM Foto: Reprodução/Belos FM