21/10/2021
Médico do Samu acolhe em seu colo criança que estava em estado de choque após acidente de trânsito

Uma ocorrência do final do ano passado teve uma imagem divulgada nesta semana pelo Samu, na qual mostra uma criança adormecida no colo do médico enquanto fazia o trajeto até o hospital. Foi um atendimento feito pela equipe Alfa 3, de Chopinzinho, com translado dos pacientes de Dois Vizinhos até hospital de Francisco Beltrão. Kelly Cristine Custódio dos Santos, coordenadora-geral do Samu 192, diz que existem protocolos, treinamentos, técnicas e a forma ideal de se trabalhar. Mas também há os imprevistos, o diferencial, a necessidade do paciente.

 

 

Nessa situação, após um acidente de trânsito, havia duas crianças que seriam transferidas. Um estava na maca, estável. Já a irmã, menor, estava muito agitada, com medo, após passar por um estresse traumático. Em conjunto com o pai das crianças, foi decidido que melhor do que usar a contenção, seria usar o acolhimento.

“Esse é o diferencial, essa é a humanização, o olhar humano que faz a diferença na hora do atendimento. Geralmente o atendimento pré-hospitalar é rápido, não gera vínculos com os pacientes. Mas quem é atendido muitas vezes, no pior momento de sua vida, jamais esquece e nossas equipes prezam pela empatia e humanização, o que faz toda diferença”, comenta Kelly. O protocolo é que o paciente sempre esteja na prancha imobilizado, mas diante na necessidade da criança entendeu-se que o melhor seria o carinho.

O acidente provocou a morte da avó e da tia das crianças. A mãe não estava junto no momento, pois viajava para o Mato Grosso. A criança maior de uns 7 anos tinha um sangramento, e a menor, de uns 4 anos, estava muito agitada na maca. “Entre conter a criança, fazer uma restrição, aí eu entendi com o pai que um pouco de carinho poderia acalmar, até porque imagina o estresse pós-traumático dessas crianças. Coloquei ela no meu colo e abracei, ela se acalmou de tal forma que dormiu. E essa foi uma transferência que deu tudo certo, chegamos ao Regional com os pacientes bem e o menino foi prontamente operado”, recorda o médico que fez o atendimento.

Créditos: Jornal de Beltrão – Foto: Assessoria

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9