27/10/2021
Pix vai mudar a partir desta sexta-feira (29); entenda

A partir da próxima sexta-feira (29), o Open Banking vai iniciar uma nova fase com o uso do Pix. A 3ª fase do sistema financeiro aberto estima a iniciação de transações de Pix por iniciadores de pagamento. Além disso, vai haver a entrada gradual de outros arranjos de pagamento.

Pix ficará diferente a partir desta sexta-feira (29); veja o que muda

 

 

Nessa nova fase do Open Banking, o Banco Central disse que vai haver a chance de compartilhar os serviços de iniciação de transações de pagamento, e de encaminhamento de propostas de operação de crédito. Através dessa 3ª fase, vai ser possível novos ambientes e soluções para fazer pagamentos, e para a recepção de propostas de operações de crédito.

E assim, vai possibilitar o acesso a serviços financeiros de modo mais prático, e por meio de canais mais apropriados ao cliente. De qualquer forma, o processo vai se manter seguro, conforme o Banco Central.

De forma prática, a fase 3 do Open Banking via permitir que os clientes do Pix faça o pagamento através de aplicativos que não sejam do banco. Por exemplo, as transações poderão ser feitas por meio de apps de varejistas e de redes sociais. Ou ainda, se a pessoa desejar fazer uma compra pela internet, vai poder fazer toda a transação sem precisar entrar no app do banco. Nessa ocasião, o iniciador de pagamento seria a própria loja online – desde que essa, tenha permissão para operar como tal.

Sendo assim, se desejar, o cliente vai poder fazer todo o pagamento via Pix sem necessitar sair da tela do estabelecimento em que está fazendo a compra. Com essa novidade, o BC espera que haja um aumento da concorrência entre as instituições financeiras, e as varejistas. Como resultado, a autoridade monetária acredita que vai ocorrer também, a redução dos juros cobrados aos consumidores.

Créditos: Correio de Minas Foto: Reprodução internet ilustrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9