27/10/2021
Dica de saúde: Granola, 8 benefícios e como preparar em casa

O consumo da granola garante diversos benefícios para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre, já que é um alimento ricos em fibras. Além disso, dependendo da forma como é consumida, também pode auxiliar no processo de ganho de massa muscular, melhora da aparência da pele e aumento da energia e a disposição para as atividades do dia-a-dia.

A granola é um alimento formado por uma mistura de aveias crocantes torradas no forno, frutos secos, frutas desidratadas, sementes e mel. Podem ser incluídos também outros ingredientes, como coco seco ou ralado, chocolate amargo, manteiga de amendoim e especiarias. A granola é fácil de ser preparada em casa e é normalmente consumida no café da manhã e nos lanches.

A granola preparada em casa é mais saudável do que a industrializada, já que estas contém açúcares, sal, gorduras e outros componentes que podem não ser tão saudáveis para a saúde.

Benefícios da granola

 


A granola, além de fornecer calorias, é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais como ferro, cálcio, potássio, zinco e magnésio. O valor nutricional da granola depende dos ingredientes usados na sua preparação. 

Os principais benefícios para a saúde de consumir a granola são:

Combate e alívio dos sintomas de prisão de ventre, já que é rica em fibras que favorecem o aumento do volume das fezes e o trânsito intestinal, fazendo com que as fezes saiam mais facilmente.
Favorecimento da perda de peso, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade;
Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, já que diminuem o colesterol devido ao fato da aveia ser rica em beta-glucanos, um tipo de fibra que ajuda a diminuir o colesterol LDL, também chamado de colesterol mau, diminuindo o risco cardiovascular;
Promove o rejuvenescimento da pele e diminui o risco do desenvolvimento de câncer, pois alguns ingredientes como coco, nozes, sementes de chia ou de linhaça, por exemplo, são ricos em selênio, vitamina E e ômega-3, que são antioxidantes, evitando o dano celular causado pelos radicais livres;
Melhora a aparência do cabelo, pois é rica em proteínas, zinco, selênio e outros minerais que contribuem para o crescimento e a saúde das fibras capilares;
Ajuda a melhorar a pressão arterial, isso porque alguns estudos indicam que as fibras, assim como alguns ingredientes como as sementes de chia e a aveia, ajudam na regulação da pressão arterial;
Ajuda a regular o açúcar no sangue dependendo dos ingredientes que constituem a granola, no entanto as sementes, a aveia e os frutos secos foram verificados em diversos estudos que são capazes de favorecer o controle do açúcar no sangue, podendo ser benéfico para as pessoas com sobrepeso e as que são pré-diabéticas;
Fornece energia e favorece o aumento da massa muscular, pois é rica em carboidratos, proteínas e gorduras boas que proporcionam energia e que em conjunto com o exercício adequado, favorece o ganho de massa muscular.
E importante ter em mente que no caso de ser consumida a granola industrializada, os benefícios podem não ser os mesmos, podendo até mesmo não ter benefícios. Por isso, é importante ler o rótulo e as informações nutricionais com cuidado para escolher a mais saudável, evitando as granolas que contenham açúcar ou edulcorantes. Veja como ler o rótulo corretamente.


Granola engorda?
A granola normalmente é preparada com açúcar mascavo ou com mel, além de conter ingredientes que, apesar de serem saudáveis, possuem grande quantidade de calorias, e, por isso, o seu consumo em grandes quantidades pode favorecer o aumento de peso.

No entanto, é possível consumir a granola sem engordar, devendo dar preferência à granola preparada em casa com ingredientes naturais, assim como regular a quantidade em que se consome, devendo utilizar 2 colheres ou 30 gramas de granola para consumir com leite ou iogurte desnatado, ou para misturar à fruta picada.

Como preparar a granola?
Alguns ingredientes que podem ser usados na preparação da granola são:

Sementes de chia, linhaça, gergelim, girassol e de abóbora;
Frutas desidratadas como coco, maçã, cranberries, bagas goji e uvas passa;
Frutos secos como amendoim, nozes, castanha, amêndoa e avelã;
Especiarias como canela e noz moscada;
Cereais como flocos de arroz, aveia, farelo de trigo ou linhaça;
Azeite de coco;
Manteiga de amendoim.
A preparação da granola é muito simples, sendo apenas necessário escolher os ingredientes e colocá-los em um recipiente para que sejam misturados. É indicado que os frutos secos sejam triturados antes de serem misturados aos outros ingredientes da granola. Em seguida, deve-se colocar a mistura em uma bandeja com papel vegetal e colocar no forno a 150ºC por cerca de 50 a 60 minutos. Em seguida, deve guardar a mistura em um recipiente hermético.

Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9