Aconteceu nesta terça-feira, 26, a solenidade de implantação do Centro Universitário Mater Dei (Unimater), no Auditório Algemiro Pretto, em Pato Branco.
Desde 1999 a instituição era credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) como uma faculdade. A atual presidente do Conselho Superior Universitário, Sra. Ivone Maria Pretto Guerra, lutou incansavelmente para conseguir tornar a faculdade um centro universitário, atingindo a marca de sete cursos com nota aprovada pelo MEC, sendo duas vezes nota máxima.
Os centros universitários são caracterizados pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas a comunidade escolar. Os centros credenciados têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.
Apesar da formalização do pedido de credenciamento junto ao Ministério da Educação, o processo estava muito lento. O deputado federal Giacobo, ao tomar ciência da situação, intercedeu para buscar que o MEC analisasse tecnicamente o processo com maior agilidade. Foram várias reuniões em que o parlamentar esteve reunido com o Ministro Milton Ribeiro, até que foi possível a liberação do credenciamento para tornar a Faculdade Mater Dei em Centro Universitário Mater Dei (UniMater).
Deputado Giacobo e Ministro da Educação, Milton Ribeiro.
O Ministro Milton Ribeiro enalteceu o trabalho do parlamentar: “Deputado Giacobo, a sua atuação e o seu interesse foram fundamentais para que o MEC procurasse fazer as coisas acontecerem dentro de um tempo razoável diante das dificuldades de pessoal que nós temos.”.
Essa é uma grande conquista para a comunidade acadêmica de Pato Branco e especialmente para os alunos e docentes da Unimater. A instituição conta com um corpo docente qualificado, aliado a uma infraestrutura adequada, recursos tecnológicos de ponta, referenciais de responsabilidade social, compromisso com a preservação e desenvolvimento da cultura, respeito à questão ambiental e, principalmente, permanente diálogo com a sociedade local e regional.
Para Giacobo, “A palavra que define o momento é gratidão por eu ter sido acionado para fazer parte deste novo caminho. Quando falarem em Pato Branco sobre educação profissional e sobre a brilhante história do Mater Dei, talvez eu seja lembrado como um deputado que ajudou a torná-lo um Centro Universitário.”
Créditos: Assessoria Fotos: Reprodução Assessoria