29/10/2021
Receita Federal já apreendeu mais de 600 litros de gasolina e dezenas de botijões de gás de origem Argentina

A Receita Federal de Dionísio Cerqueira desencadeou nesta semana a Operação Nafta, que visa coibir e combater a entrada irregular de produtos de origem Argentina no Brasil, principalmente a gasolina e o gás de cozinha.

Conforme o delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, Mark Tollemache a Operação Nafta surgiu após denúncias de comerciantes da região e devido ao aumento das apreensões dessas mercadorias pelos órgãos de segurança que atuam na fronteira.

 

Conforme ele, o baixo valor desses produtos na Argentina em relação ao mercado nacional acaba atraindo brasileiros que de forma clandestina acabam trazendo grande quantidade de gasolina para revenda no Brasil, tornando a concorrência desleal, pois os postos brasileiros acabam pagando uma tributação federal e estadual, além de um padrão de qualidade a ser seguido, sendo inviável competir com o produto estrangeiro que tem quase 50% do valor abaixo do produto nacional, dessa forma é necessário a atuação da Receita Federal para combater essa prática que visa a destinação comercial do combustível e gás de cozinha que entra de forma irregular no território brasileiro.

Além da prática criminosa, o transporte irregular desses materiais pode causar graves riscos de explosões, pois são transportados de forma irregular e armazenados em litros e galões impróprios, o que pode gerar graves riscos de explosões, colocando em perigo a população.

Em entrevista cedida ao Portal Tri, o Delegado afirmou que a operação vem surtindo efeito, tendo em vista que dezenas de botijões de gás e mais de 600 litros de gasolina irregulares foram apreendidos, além de seis veículos que faziam o transporte desse material que foram retidos.

Além da Receita Federal, o Exército e demais forças de segurança estão trabalhando em conjunto na fiscalização e repreensão dessa prática criminosa.

Créditos: Portal Tri / Receita Federal

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9