16/11/2021
Chevrolet Silverado volta ao Brasil em 2022 com motor V8 do Camaro, confira as imagens

A S10 Z71 é o mais recente lançamento de picapes da Chevrolet. Mas a fabricante americana não vai parar por aí, e, nos próximos anos, terá uma linha completa de caminhonetes.
Além da Montana, já confirmada para meados de 2022, Autoesporte apurou com fontes ligadas à marca que fabricante americana bateu o martelo e decidiu importar a Silverado, irmã maior da S10, e um dos veículos mais vendidos dos Estados Unidos. Só que a chegada ainda deve demorar um pouco.

Quando chega?

 


 
A produção da nova Silverado sequer começou nas unidades de Flint e Wayne, nos Estados Unidos e Siloa, no México. De acordo com o site GM Authority, as fábricas devem começar a montar as primeiras unidades entre fevereiro e março de 2022.
Considerando que o mercado americano é a prioridade da Chevrolet, o lançamento da Silverado no Brasil deve ficar para o segundo semestre. A grande vantagem na comparação com a Ram 1500, sua grande rival, é a produção no México, que elimina o pesado imposto de importação, e permite a chegada de mais versões da caminhonete.
 

Quais versões devem chegar?
 

Assim, a Chevrolet escolheu uma motorização já conhecida no Brasil: o V8 6.2 usado pelo Camaro. Só que em versão mais “mansa”, com 420 cv e 63,6 kgfm. Ainda assim, a Silverado deve roubar da Ram 1500, de 400 cv, o título de picape mais potente do Brasil.
Nessa configuração V8, a Silverado irá bater de frente exatamente com a 1500 Rebel. Para isso, a configuração escolhida para abrigar esse motor deve ser a inédita ZR2, que traz amortecedores com curso prolongado, bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro e chassi com calibração exclusiva para uso off-road, além de uma série de recursos estéticos com apelo esportivo e off-road.
A outra motorização deverá agradar ao público mais “conservador”. É o novo 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha da família Duramax. Ele tem 277 cv, mas o mesmo torque do V8 a gasolina, 63,6 kgfm. Nos dois casos, o câmbio é automático de 10 marchas e a tração 4x4.
O motor turbodiesel deve ser oferecido em uma versão com proposta de luxo. Nesse caso, a mais coerente é a High Country, nomenclatura já utilizada pela Chevrolet S10 brasileira.
 

E o preço?
 
Essa é a pergunta mais difícil de ser respondida. Afinal, ainda faltam bons meses para o lançamento. Até a data de chegada, a variação cambial pode mudar em dezenas de milhares de reais qualquer previsão feita hoje.
Além disso, os preços da nova Silverado ainda não foram revelados nem nos EUA. Assim, toda projeção é feita com base na tabela do modelo atual. A High Country mais completa, por exemplo, custa perto de US$ 68 mil, mesma faixa da Ram 1500 Rebel com os equipamentos do modelo importado para o Brasil.

Considerando que a Silverado seja importada do México, e não pague o imposto de importação, o preço pode acabar sendo mais baixo do que o da rival, que hoje é oferecida por R$ 429.900.
No caso da ZR2, por não existir uma versão do modelo atual, é ainda mais difícil prever os valores. Sites especializados dos Estados Unidos dizem que o preço inicial ficará na casa dos US$ 55 mil. Porém, dificilmente veículos importados chegam sem opcionais, o que pode fazer a conta subir para mais de US$ 60 mil, deixando ZR2 e High Country próximas na tabela.
 

Como é a Silverado?

A exemplo de quase todos os veículos de maior volume do mercado americano, a Silverado tem uma lista extensa de versões, motorizações e, claro, preços. Mesmo aplicando um filtro com as especificações citadas acima, ainda há diversas maneiras de configurar a picape.
São três opções de cabine (simples, dupla, com porta traseira pequena, e dupla convencional) e três de caçamba (curta, padrão e longa).
Considerando o porte da Ram 1500, a Chevrolet deve optar pelas versões com cabine dupla e caçamba curta. Assim, a Silverado High Country tem 5,89 metros de comprimento (3 cm a menos que a rival) e 3,74 m de entre-eixos (7 cm a mais que a Ram). Já a ZR2 é 2 cm mais comprida, com o mesmo entre-eixos.

Além do porte semelhante, a estratégia de equipamentos deve ser parecida. Nesse quesito, a Chevrolet deve lançar mão do que há de melhor em sua prateleira. Quadro de instrumentos totalmente digital e central multimídia com tela de 13,4 polegadas devem ser os destaques da cabine.
Alerta de mudança de faixa com correção, faróis de LED com ajuste automático do facho alto, frenagem automática de emergência e retrovisor interno com tela para projeção de imagens de câmera fazem parre do arsenal de tecnologias.
 

O que diz a GM?
 
Durante o evento de lançamento da S10 Z71, no Pantanal sul-mato-grossense, o diretor de marketing da Chevrolet, Rodrigo Fioco, afirmou que a marca está “trabalhando” para trazer a Silverado para o Brasil. Porém, não confirmou oficialmente quando isso vai acontecer.

 

 

Créditos: Auto Esporte Fotos: Divulgação

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9