Dos alimentos de origem vegetal comercializados no Brasil, 89% estão dentro dos limites de resíduos de agrotóxicos e de outras substâncias contaminantes.
O levantamento, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mostrou que 11% apresentaram inconformidades, enquanto 49% dos produtos analisados não apresentaram nenhum tipo de resíduo e outros 40% tiveram valores abaixo do limite adotado no Brasil. As informações são da Agência Brasil.
O estudo analisou 37 itens entre 2019 e 2020. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo, diz que a pesquisa demonstrou a segurança dos alimentos consumidos aqui no país. Bertoldo orienta o consumidor a avaliar a procedência dos produtos para garantir a qualidade.
Adequados e inadequados
Entre os itens 100% adequados estão alho, cebola, amêndoa, avelã, café, castanhas e manga. Nas inconformidades, abaixo de 70%, a maioria por uso de produtos não-permitidos para a cultura, aparecem goiaba, morango, pimentão, feijão comum e feijão-de-corda.
No caso dos feijões, o Ministério da Agricultura informa que autuou as empresas que embalam os produtos e que vem trabalhando com entidades do setor para criar estratégias de monitoramento e rastreabilidade.
Explica ainda que parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária indica que as irregularidades não apresentam risco para a saúde do consumidor.
Créditos: Gazeta do Povo Foto: Reprodução