11/01/2022
PARANÁ: Homem morre após ser atingido por raio dentro de casa

Um homem foi morto após ser atingido por um raio dentro de casa, na tarde desta segunda-feira (10), em Castro, na região dos Campos Gerais, no interior do Paraná.

De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu nas proximidades do distrito de Guararema, zona rural da cidade.

Quando os socorristas chegaram ao local constataram que o morador já estava morto. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa, também nos Campos Gerais.

Defesa Civil explica como se proteger de raios

 

 

A falta de para-raios em épocas de temporais pode representar sérios prejuízos, pois a descarga elétrica de um raio sobre uma antena (televisão, rádio) ou sobre um poste de energia elétrica causa a queima de equipamentos domésticos (eletrodomésticos, computadores, etc).

O raio representa também graves riscos para as pessoas, principalmente aquelas surpreendidas debaixo de árvores ou em áreas descampadas, ou ainda, que estejam trabalhando próximo a estruturas metálicas. Por ano, quase mil pessoas são vítimas de raios em todo o país - não há uma estatística precisa. A maioria sobrevive, porque são atingidas indiretamente, por uma faísca lateral ou porque estão próximas ou encostadas no ponto que sofreu o choque direto.

O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre a nuvem carregada de eletricidade e a terra, mais precisamente entre a nuvem e o ponto mais próximo que esteja na terra (normalmente para-raios existentes nos edifícios). Na ausência do para-raios a descarga poderá ocorrer sobre árvores isoladas, postes, mourões de cerca, etc, principalmente nas áreas rurais.

Uma descarga elétrica dessa natureza possui uma potência média de 15.000 amperes. Para se ter uma ideia, um chuveiro apresenta potência de 30 amperes e quem já tomou um choque sabe o quanto perigoso pode ser.

Créditos: Banda B Foto: Reprodução internet

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9