31/01/2022
Novo exame ocular pode antecipar em 1 ano o diagnóstico de infarto

Os olhos não são apenas a janela da alma: eles também podem expor importantes informações sobre nosso corpo e nossa saúde, segundo indica um novo exame ocular capaz de antecipar o diagnóstico de infarto.

Exame ocular pode identificar doenças cardíacas
Por meio de um sistema de inteligência artificial que analisa profundamente uma complexa combinação de algoritmos, pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, desenvolveram um exame ocular que antecipa em um ano o diagnóstico de infarto.

De acordo com o estudo, publicado na revista Nature em 25 de janeiro de 2022, o sistema apresentou uma precisão entre 70% e 80% no diagnóstico e poderia ser usado como um segundo mecanismo de referência para exame cardiovascular.

 

 

Essa técnica pode revolucionar o rastreamento de doenças cardíacas, que são a principal causa de morte precoce em todo o mundo, afirma Alex Frangi, professor da Universidade de Leeds e supervisor da pesquisa, em comunicado oficial da instituição.

"As varreduras de retina são baratas e rotineiramente usadas em muitas clínicas de oftalmologia. Como resultado da triagem automatizada, os pacientes com alto risco de adoecer podem ser encaminhados para serviços cardíacos especializados, explica Frangi.

Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, comentou o estudo e afirmou que o novo sistema dá um salto de qualidade na preservação da vida por um custo menor.

O novo sistema antecipa o risco de infarto pelo tamanho e eficiência de bombeamento do ventrículo esquerdo. Até hoje estas alterações cardíacas são diagnosticadas por ressonância magnética ou ecocardiograma, que tem um custo bem mais elevado que o exame de fundo de olho, diz o especialista.

O oftalmologista ressalta que embora o exame de fundo de olho tradicional permita mapear todo nosso organismo, ele não é preventivo, uma vez que faz o diagnóstico de doenças já instaladas, entre elas a hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, tuberculose, toxoplasmose, lepra e até tumores intracranianos.

Créditos: Site Vix Foto: Reprodução

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9