28/02/2022
Rússia e Ucrânia terminam 1ª rodada de negociação sem acordo

A Rússia e a Ucrânia terminaram a 1ª rodada de negociações entre os 2 países sem um acordo. As delegações russas e ucranianas encontraram-se nesta 2ª feira (28.fev.2022) na fronteira de Belarus. As conversas começaram pouco depois das 12h no horário local (6h em Brasília). Esta 2ª feira (28.fev) marca o 5º dia da guerra no Leste Europeu. O dia começou com explosões nas principais cidades ucranianas. De acordo com o serviço ucraniano de comunicações especiais, a capital Kiev e Kharkiv entraram novamente na mira dos rivais. “Explosões são ouvidas novamente em Kiev e em Kharkiv. Antes disso, estava calmo na capital ucraniana por várias horas”, informou a agência. No total, até o 4º dia da guerra em curso entre Rússia e Ucrânia, o Ministério do Interior ucraniano reportou 352 mortes de cidadãos do país. Já a ONU (Organização das Nações Unidas) falou em 102 civis mortos.


NEGOCIAÇÕES

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a delegação de seu país “não impôs precondições” para o começo das conversas. Ele tratou do início das negociações com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.

 


Mas exigiu que os aviões, helicópteros e mísseis em território do país permaneçam em terra até os representantes ucranianos retornarem. Até o domingo, Zelensky resistia em negociar em Belarus, país aliado à Rússia. A guerra, entretanto, escalou rapidamente desde 5ª feira. O Exército russo chegou aos arredores de Kiev, a capital ucraniana, que já sofria bombardeios.
O presidente russo, Vladimir Putin, aumentou a pressão ao pôr em alerta suas forças nucleares como ameaça à Ucrânia e a seus aliados europeus. Entretanto, sentiu o impacto de sucessivas retaliações econômicas aplicadas pelos Estados Unidos e a União Europeia.
As exigências russas para o fim do conflito foram indicadas ainda na última 6ª feira (25.fev): o desarmamento do governo ucraniano e o status neutro do país na política internacional. Na ocasião, Peskov não deu maiores explicações do que seria um status neutro.
Mas uma das possíveis interpretações, dado o contexto do conflito no Leste Europeu, é a desistência da Ucrânia de tentar fazer parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), já que essa é uma aliança militar liderada pelos Estados Unidos.


ENTENDA O CONFLITO

A disputa entre Rússia e Ucrânia começou oficialmente depois de uma invasão russa à península da Crimeia, em 2014. O território foi “transferido” à Ucrânia pelo líder soviético Nikita Khrushchev em 1954 como um “presente” para fortalecer os laços entre as duas nações. Ainda assim, nacionalistas russos aguardavam o retorno da península ao território da Rússia desde a queda da União Soviética, em 1991.
Já independente, a Ucrânia buscou alinhamento com a UE e Otan enquanto profundas divisões internas separavam a população. De um lado, a maioria dos falantes da língua ucraniana apoiavam a integração com a Europa. De outro, a comunidade de língua russa, ao leste, favorecia o estreitamento de laços com a Rússia.
O conflito propriamente dito começa em 2014, quando Moscou anexou a Crimeia e passou a armar separatistas da região de Donbass, no sudeste. Há registro de mais de 15.000 mortos desde então.

Créditos: Poder 360

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9