Reunião de 100 representantes da agência humanitária adventista no mundo (ADRA), nesta segunda-feira, 28, tomou novas definições estratégicas de apoio à crise humanitária na Ucrânia. O país do leste europeu é alvo de bombardeios desde a quinta-feira, 24. Desde essa data, tropas das Forças Armadas da Rússia invadiram a Ucrânia, fato que mobiliza a atenção de organismos e governos de todo o mundo.
O diretor da ADRA no território sul-americano, Paulo Lopes, informa que a agência em nível local vai aportar uma ajuda inicial de 30 mil dólares. Esse recurso será somado aos aportes financeiros por parte das sedes da ADRA de outros países com a finalidade de minimizar o sofrimento das pessoas afetadas pela guerra. Um dos graves problemas detectados é em relação aos refugiados. O valor total da ajuda da rede das agências da ADRA no mundo deverá ser informado apenas na quarta-feira, dia 2 de março.
De acordo com dados das Organizações das Nações Unidas (ONU), pelo menos 500 mil pessoas fugiram já da Ucrânia após o começo dos ataques realizados pela Rússia. Famílias inteiras ou parte delas têm deixado suas casas em direção a países como Polônia, Hungria, Romênia e Moldávia.
Paulo Lopes explica que a ADRA Europa está coordenando suas ações com as instituições da Igreja Adventista do Sétimo Dia nestes países, e com outras organizações humanitárias no terreno. “Durante a videoconferência realizada nesta segunda-feira, soubemos que grande parte dos refugiados é composta de mulheres e crianças. Isso exige um grande cuidado em relação à proteção destas pessoas contra o tráfico humano, favorecido em situações de crise como esta.
Na reunião com os líderes da agência humanitária adventista, foi informado que a ADRA Internacional enviou dois de seus mais experientes profissionais em resposta humanitária para coordenar as ações da agência na região.
A agência tem concentrado suas ações para oferecer ajuda de emergência aos refugiados e aos cidadãos dentro da Ucrânia. Esse apoio inicial consiste em um trabalho de ordem psicossocial, além da distribuição de alimentos, água, materiais de higiene, além do abrigo de refugiados em igrejas adventistas e até mesmo em casas de seus membros.
O canal oficial para doações à crise humanitária da Ucrânia é https://donations.adra.org/humanitarianresponse-ws.
Notícias atualizadas no Twitter sobre ajuda humanitária podem ser obtidas no perfil https://twitter.com/ADRAIntl.
Vídeo (em inglês) com representantes da ADRA:
Créditos: NOTÍCIAS ADVENTISTAS