03/03/2022
Rússia e Ucrânia farão 3ª rodada de negociação; veja o que foi acordado até agora

As delegações da Rússia e Ucrânia terminaram o encontro desta quinta-feira (3) e concordaram com uma terceira rodada de negociações entre as duas nações em conflito, na próxima semana.

Um porta-voz da delegação ucraniana disse que "houve entendimento" entre as duas nações para a criação de corredores humanitários, entrada de provisões e a retirada de civis do país atacado pelos russos.

Imagens divulgadas pelas autoridades mostram os negociadores apertando as mãos na mesa de reunião. Essa é a 1ª vez que isso foi registrado.

O que foi acordado no 2º encontro entre Rússia e Ucrânia :

 

 

 

 

  • Criação de corredores humanitários para entrada de provisões e a retirada de civis;
  • Possível cessar-fogo na região do corredores humanitários
  • Terceira rodada de negociações entre as duas nações

 

O porta-voz ucraniano disse ainda que há um acordo que envolve um possível cessar-fogo temporário durante a retirada de civis em áreas de conflito entre os dois exércitos.

Esse cessar-fogo temporário, entretanto, será costurado em uma terceira rodada de negociações entre os dois países, que já foi acordada, mas ainda não tem data oficial exata para acontecer, disseram os representantes das duas nações.

“Os ministérios da Defesa de Rússia e Ucrânia acordaram em manter os corredores humanitários. Vamos manter a possibilidade de manter um cessar-fogo nos corredores humanitários”, disse o negociador russo Vladimir Medinsky.

"Mais uma vez a Federação Russa reforça que a intenção é manter a paz e paciência nessa situação. Pedimos que a população use esses corredores humanitários e esperamos que isso tudo se resolva logo”, declarou Medinsky.

Divulgação do corredor humanitário

 

Os representantes da Ucrânia na reunião desta quinta (3) disseram que o corredor de saída das áreas de conflito deve ser divulgado em breve pelas autoridades do país invadido.

“Conseguimos chegar a um entendimento sobre a questão principal. Agora temos o que responder para centenas de pessoas que têm filhos e parentes nos territórios em conflito da Ucrânia. No tempo mais curto possível vamos oferecer a possibilidade de sair desses territórios em segurança", disse o negociador ucraniano.

“Para finalização dos acordos, teremos que fazer a terceira rodada de negociação, também muito importante. E vamos precisar de esforço para implementar. Isso não é uma questão rápida, mas também não pode demorar muito”, completou o negociador da Ucrânia.

 

Créditos: G1

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9