16/03/2022
Terremoto de magnitude 7,3 atinge o Japão; Fukushima e Tóquio estão entre cidades afetadas

Um terremoto de magnitude 7,3 foi registrado nesta quarta-feira (16) na costa nordeste do Japão, próximo a Fukushima, onde os tremores foram sentidos. Também houve efeitos em Tóquio e nas cidades de Miyagi, Iwate e Tohoku.

Houve alguns relatos de incêndios, mas não houve informações ou sinais de grandes danos. Várias pessoas sofreram ferimentos no nordeste do Japão, mas nenhuma delas parecia grave, com a maioria sofrendo quedas ou sendo atingidas por objetos em queda, segundo a agência de notícias Reuters.
As autoridades emitiram um alerta de tsunami para região de até 1 metro de altura, e a emissora pública NHK disse que havia ondas de até 20 centímetros em alguns locais.

 

 

Cerca de dois milhões de lares ficaram sem energia, segundo a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio.
O tremor chegou a ativar um alarme de incêndio em uma turbina da usina nuclear Fukushima Daiichi, que fora devastada por um terremoto de magnitude 9 e por um consequente tsunami em março de 2011.
 
Em 2011, a radiação que vazou da usina nuclear de Fukushima foi a pior crise nuclear desde a explosão de Chernobyl na Ucrânia, um quarto de um século antes.

Não houve anormalidades nas usinas nucleares do país, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida a repórteres, acrescentando que espera que a energia volte rapidamente em grande parte do país.

O epicentro aconteceu justamente na costa de Fukushima, a uma profundidade de 60 quilômetros.

 
O arquipélago japonês está localizado no chamado Círculo do Fogo do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que abrange parte do Sudeste Asiático e a bacia do Pacífico, onde as placas tectônicas colidem.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, afirmou que seu governo está recolhendo todas as informações sobre os efeitos dos tremores com autoridades locais.

 

Créditos: G1

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9