17/03/2022
Zelensky cita 11 de setembro e Pearl Harbor ao pedir mais ajuda aos EUA

Em pronunciamento feito por vídeo em que se dirigiu ao Congresso dos Estados Unidos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu hoje que os americanos se lembrem dos atentados de 11 de setembro de 2001 quando pensarem nos ataques promovidos pela Rússia ao seu país.

Zelensky também cobrou dos EUA a imposição de novas sanções contra o país liderado por Vladimir Putin pela invasão que completa hoje 21 dias, além de uma zona de exclusão aérea.

"Em sua grande história, vocês têm a capacidade de entender os ucranianos, precisamos agora dos senhores. Lembrem-se de Pearl Harbor, de 11 de setembro, um dia terrível, quando o mal tentou tomar sua cidade e pessoas inocentes foram atacadas. Cidades ucranianas estão passando por isso agora", discursou Zelensky.

Ao todo, 2.977 pessoas foram mortas nos ataques de 11 de setembro em solo americano, além dos 19 sequestradores dos aviões. Em 7 de dezembro de 1941, o Japão lançou um ataque aéreo a Pearl Harbor, uma base naval dos Estados Unidos no Havaí. O ataque mudou o curso da história, já que incentivou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e matou mais de 2.400 soldados americanos.

O presidente ucraniano foi aplaudido de pé pelos congressistas americanos antes e depois de falar. Na introdução, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, o agradeceu por sua "liderança corajosa".

 

 

Ele disse estar grato pelo apoio que recebeu do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mas destacou que o país norte-americano pode "fazer mais".

Ao pedir novamente uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia para impedir novos ataques, o presidente citou o líder de direitos civis norte-americano Martin Luther King Jr. e seu famoso discurso "Eu tenho um sonho".

Tenho uma necessidade, a necessidade de proteger nosso céu. Preciso de sua decisão, de sua ajuda. É pedir demais, criar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, salvar as pessoas? É pedir demais, uma zona de exclusão aérea humanitária? Volodymyr Zelensky.

Zelensky exibiu um vídeo com ataques a cidades ucranianas, com crianças chorando, pessoas mortas e prédios destruídos ao pedir a medida.

Em um cenário de conflito militar, uma "zona de exclusão aérea" seria o bloqueio para que qualquer aeronave adentre o perímetro, de modo a impedir incursões inimigas pelos ares e consequentes ataques. A medida foi solicitada por Kiev à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em diversas oportunidades, sem sucesso.

A aliança militar argumenta que criar uma zona de exclusão agravaria e aumentaria a dimensão do conflito, porque envolveria mais países.

Zelensky acrescentou que, se uma zona de exclusão aérea é "pedir demais", então a Ucrânia precisa de aviões e sistemas de defesa aérea.

Falando em inglês em suas observações finais, o líder ucraniano se dirigiu diretamente a Biden e pediu que ele seja o "líder da paz".

Não vejo sentido na vida se ela não puder impedir as mortes. E esta é minha principal questão como líder do povo, grandes ucranianos e como líder da minha nação. Estou me dirigindo ao presidente Biden: você é o líder da nação, da sua grande nação. Desejo que você seja o líder do mundo. Ser o líder do mundo significa ser o líder da paz Volodymyr Zelensky.

O mandatário tem feito discursos aos parlamentos de diversos países ocidentais para tentar aumentar a pressão por suporte militar. A Otan, no entanto, teme que um envolvimento maior de seus membros no conflito cause uma escalada militar potencialmente catastrófica para todo o mundo.

Presidente sugere sanções a políticos russos

Ainda durante seu discurso, Zelensky expressou gratidão pela ajuda dos EUA, mas sugeriu mais sanções ao país contra a Rússia. O presidente pediu que Washington sancione "todos os políticos russos" e cobre que todas as empresas americanas deixem a Rússia imediatamente.

Ele disse que os EUA, como liderança do mundo livre, ajuda a Ucrânia a pressionar a Rússia economicamente, mas pediu que mais seja feito e que os russos "não recebam um centavo para destruir" o povo ucraniano. "No momento mais sombrio para nosso país, para toda a Europa, peço que vocês façam mais. Novos pacotes de sanções são necessários, constantemente, todas as semanas até que a máquina militar russa pare. São necessárias restrições para todos a quem esse injusto regime se baseia", disse ele.

Zelensky disse que os EUA devem punir todos os políticos russos "que permanecem em seus escritórios e não cortam laços com aqueles que são contra a Ucrânia".

"Todas as empresas americanas devem deixar a Rússia de seu mercado, deixar seu mercado imediatamente, porque está inundado com nosso sangue. Senhoras e senhores, membros do Congresso, por favor, tomem a liderança, se vocês têm empresas em seus distritos que financiam a máquina militar russa deixando os negócios na Rússia, vocês devem pressionar. Estou pedindo para garantir que os russos não recebam um único centavo que eles usam para destruir pessoas na Ucrânia", continuou.

Ele também disse que precisa haver "novas instituições, novas alianças" para parar a guerra. "Nós propomos criar uma associação... uma união de países responsáveis parar os conflitos imediatamente, fornecer toda a assistência necessária em 24 horas, se necessário, até armas, se necessário, sanções, apoio humanitário, política apoio, finanças, tudo o que você precisa para manter a paz e salvar rapidamente o mundo, para salvar vidas", disse.

Créditos: UOL Notícias com Ansa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9