Imagens de satélite capturadas pela empresa Maxar Technologies revelam a destruição no território da Ucrânia após 21 dias de ataques por parte das forças russas.
Grande parte da cidade de Volnovakha –no sudeste da Ucrânia, que fica a cerca de 55 quilômetros ao norte de Mariupol– está em ruínas, destruída após bombardeios. Onde antes ficavam alguns edifícios, restam apenas estruturas chamuscadas.
Na quarta-feira (16), a mídia estatal russa entrevistou separatistas apoiados pela Rússia da região de Donbass na cidade, que alegaram ter tomado o controle das forças ucranianas.
O telhado da estação de trem da cidade parece ter sido perfurado. Os prédios a nordeste dela também tiveram seus telhados derrubados. A única evidência de que alguns edifícios já estiveram perto da praça central são suas paredes carbonizadas.
No lado norte de Volnovakha, uma igreja e um complexo de apartamentos foram devastados. Detritos são vistos cobrindo o chão ao redor deles.
Em uma rotatória em direção ao lado noroeste da cidade, quase todos os edifícios vistos na imagem de satélite sofreram danos significativos.
Em outra imagem de satélite, é possível observar o estádio esportivo Chernihiv sofreu danos maciços nas arquibancadas e uma enorme cratera de impacto é vista no centro do campo.
Créditos: CNN Brasil