Em caso de suspeita de dengue deve-se beber bastante líquidos e ir ao médico para confirmar a infecção. Nesse caso, o único medicamento que pode ser tomado é o paracetamol ou dipirona para aliviar as dores e a febre, já que a aspirina pode causar hemorragia.
Dengue ou COVID-19: como diferenciar
A dengue e a COVID-19 são duas infecções muito diferentes, mas que podem causar sintomas relativamente semelhantes, como mal estar geral, dor no corpo, febre, cansaço excessivo ou dor de cabeça.
Ainda assim, existem alguns sintomas que podem ajudar a diferenciar o tipo de infecção:
|
Dengue |
COVID-19 |
Manchas vermelhas |
Normalmente sim, principalmente no tronco e nos braços. |
Raramente. |
Dor de garganta |
Não tem. |
Pode ter em alguns casos. |
Tosse |
Não tem. |
Tem, sendo principalmente seca. |
Falta de ar |
Raramente. |
Às vezes, especialmente nos casos mais graves. |
Dor nas articulações |
Frequentemente. |
Raramente. |
Perda do olfato e/ou do paladar |
Não tem. |
Pode ter em alguns casos.
|
A melhor forma de confirmar qual o tipo de infecção que se tem é consultar um clínico geral para fazer exames de sangue e das secreções respiratórias, principalmente para confirmar ou descartar o diagnóstico de COVID-19.
Dengue clássica: sintomas específicos
Sintomas da Dengue Clássica
Os sintomas da dengue clássica são semelhantes aos da Zika, mas normalmente são mais intensos e duram cerca de 7 a 15 dias, enquanto a Zika costuma desaparecer em até 1 semana. No entanto, em qualquer um dos casos, é importante ir ao médico para que faça o diagnóstico adequado da doença e dê orientações do tratamento a ser seguido.
Os sintomas da dengue clássica geralmente incluem:
Febre alta
A febra alta tem início súbito e a temperatura corporal fica em torno de 39 a 40ºC. A febre significa que o corpo está começando a combater o vírus através da produção de anticorpos, e, por isso, é importante iniciar o repouso para que as energias do corpo sejam concentradas em eliminar o vírus.
Como aliviar: deve-se utilizar remédios que regulem a febre, como o paracetamol ou dipirona, de preferência indicados pelo médico. Além disso, também pode ajudar a colocar panos úmidos na testa, na nuca e nas axilas ou tomar banhos levemente frios, para diminuir a temperatura corporal.
Náuseas e vômitos
As náuseas e vômitos são outros sintomas comuns da dengue, que acontecem devido ao mal estar geral causado pela doença, que também provoca falta de apetite, especialmente perante cheiros fortes.
Como aliviar: deve-se consumir apenas pequenas quantidades de alimentos de cada vez, evitando consumi-los muito quentes ou muito gelados, pois eles pioram o mal estar. Além disso, deve-se preferir alimentos fáceis de mastigar e digerir, evitando o excesso de sal, pimenta e temperos em geral.
Dor de cabeça e no fundo dos olhos
A dor de cabeça costuma afetar principalmente a região dos olhos e tende a piorar com o movimento e esforço das vistas.
Como aliviar: tomar remédios contra a dor, como paracetamol ou dipirona, colocar compressas de água morna na testa ou tomar chás de gengibre, erva doce, alfazema ou camomila.
Manchas vermelhas na pele
As manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, na qual é observado o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.
No posto médico, a prova do laço pode diferenciar os sintomas da dengue e da Zika, pois na dengue ocorre formação de mais manchas vermelhas na área avaliada pelo médico.
Como aliviar: as manchas da dengue desaparecem com o evoluir do tratamento e, por isso, não precisam de tratamento específico. No entanto, é importante evitar pancadas na pele, já que podem causar sangramento.
Mal-estar e cansaço extremo
Devido à luta para combater o vírus, o corpo gasta mais energia e provoca a sensação de cansaço extremo. Além disso, como normalmente o paciente passa a se alimentar mal durante a doença, o corpo fica ainda mais fraco e cansado.
Como aliviar: deve-se descansar o máximo possível, beber bastante água para facilitar a eliminação do vírus e evitar ir para o trabalho, para a aula ou fazer atividades que exigem esforços em casa.
Dor abdominal, nos ossos e nas articulações
A dor abdominal ocorre principalmente em crianças, enquanto a dor nos ossos e nas articulações costuma afetar todos os pacientes. Além de dor, a região afetada também pode ficar levemente inchada e avermelhada.
Como aliviar: usar medicamentos como o paracetamol ou dipirona para aliviar a dor e colocar compressas frias na região para ajudar a desinchar as articulações.
Dengue hemorrágica: sintomas específicos
Os sintomas podem aparecer até 3 dias após os sintomas da dengue clássica e incluem sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos, vômitos persistentes, urina com sangue, agitação ou confusão.
Além destes sintomas, em alguns casos, também é possível o surgimento de outros sinais como pele úmida, pálida e fria, assim como diminuição da pressão arterial.
O que fazer se suspeitar de dengue hemorrágica: deve ir imediatamente para o hospital para receber o atendimento adequado, porque esta é uma situação grave que pode levar à morte se não for devidamente tratada no ambiente hospitalar.
Como é feito o tratamento
O tratamento da dengue é feito com analgésicos e antitérmicos, sob orientação médica, tais como paracetamol ou dipirona para aliviar os sintomas. Não se deve tomar nenhum medicamento à base de ácido acetilsalicílico, como aspirina ou AAS, porque podem provocar hemorragia. Para completar o tratamento é recomendado também repouso e ingestão de líquidos, mas o tratamento da dengue hemorrágica deve ser feito no hospital, com o uso de medicamentos e, se necessário, transfusão de plaquetas.
Porém, nos casos mais graves, que necessitam de internação hospitalar, a dengue pode complicar, podendo ser observado desidratação, problemas no fígado, no sangue, coração ou respiratórios.
Sintomas da dengue em bebês
Em bebês e crianças pode ser mais difícil de diferenciar esta doença de outras infecções comuns, por isso se o bebê apresentar febre alta repentina deve ser levado ao posto de saúde mais próximo ou pediatra, para que ele possa solicitar um exame de sangue e indicar o tratamento que poderá incluir a toma de paracetamol ou dipirona.
Os sintomas em bebês podem ser:
- Febre alta, de 39 ou 40ºC;
- Prostração ou irritabilidade;
- Falta de apetite;
- Diarreia e vômito.
O que fazer se suspeitar que o bebê está doente: deve levar o bebê ao pediatra, ao posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento - UPA para que a doença seja diagnosticada por um médico.
Geralmente, o tratamento é feito em casa, oferecendo muitos líquidos ao bebê ou à criança, como água, chá e sucos. Além disso, é importante oferecer uma alimentação de fácil digestão, como legumes e frutas cozidas, e frango ou peixe cozido. No entanto, a criança também pode não apresentar sintomas, dificultando seu diagnóstico.
Saiba tudo o que se pode fazer para não ser picado pelo Aedes aegypti:
Para evitar e prevenir a dengue é muito importante virar todas as garrafas com a boca para baixo, colocar terra nos pratos das plantas ou manter o quintal sem poças de água parada, uma vez que estes são ótimos ambientes para o desenvolvimento de larvas do mosquito. Além disso, pode-se utilizar repelentes naturais para evitar a picada do mosquito da dengue.