10/05/2022
Sudoeste terá duas massas de ar frio em sequência nos próximos dez dias

Duas novas massas de ar frio vão alcançar o Sul do Brasil em sequência nos próximos dez dias, mantendo a temperatura baixa ou amena que se registrou durante a primeira semana deste mês e encaminhando maio para terminar com temperatura abaixo da média histórica em diversas cidades do Sul do Brasil. Na primeira semana de maio, as mínimas ficaram perto da média do Centro para o Sul gaúcho e acima da média na maior parte das áreas entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná.

 Mudanças no tempo

Na terça-feira (10), a circulação de ventos nos níveis médios da atmosfera e o avanço de uma nova frente fria vão favorecer o aumento das condições de chuva no Sul do país. O tempo fica mais instável, principalmente no sudoeste do Paraná, Meio-Oeste de Santa Catarina e cidades do oeste e norte do Paraná. Não dá para descartar o risco de chuva moderada a forte, com alguns raios. As demais áreas devem ter chuva com no máximo moderada intensidade, como é o caso das capitais. Até venta moderado, mas pouca chuva é prevista.

 O Sul do Brasil experimenta ainda as consequências da massa de ar frio que ingressou na região após o ciclone da última semana.

 

 

No Paraná, mínimas de 3,9ºC em Porto Amazonas e 4,3ºC em General Carneiro. Na região metropolitana de Curitiba, Colombo teve 6,7ºC. O frio se fez sentir hoje cedo também no Centro-Oeste.

 No Rio Grande do Sul, estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas de 4,2ºC em Cambará do Sul, 4,4ºC em Vacaria, 5,0ºC em São José dos Ausentes, 6,4ºC em Santana do Livramento, 7,7ºC em Jaguarão e 7,9ºC em Quaraí, dentre outras marcas de um dígito. Já estações particulares anotaram até 2ºC na Serra do Sudeste e nos Campos de Cima da Serra. Porto Alegre teve 11,2ºC.

 Em Santa Catarina, conforme dados do Ciram, a temperatura no começo deste domingo desceu a 0,6ºC em Bom Jardim da Serra, 2,1ºC em São Joaquim, 2,4ºC em Urupema, 3,4ºC em Lages, e 2,9ºC em Curitibanos.

 Segunda massa de ar frio será mais forte

A segunda massa de ar frio chega na metade deste mês e deve ser de maior intensidade. Modelo europeu em sua projeção da madrugada de hoje indica que esta nova incursão de ar frio seria de trajetória continental e atingiria não apenas o Sul do Brasil e chegaria também ao Centro-Oeste e ao Sudeste entre os dias 15 e 16 deste mês.

Créditos: Metsul e Climatempo Foto: Reprodução internet iluistrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9