A bronquite é a inflamação das principais vias respiratórias dos pulmões, os brônquios, que são responsáveis por transportar o oxigênio de e para os pulmões, fazendo com que fiquem irritados e inflamados e causando sintomas como tosse seca ou com catarro, chiado no peito ou falta de ar.
Esta doença pode ser causada por um resfriado comum, gripe ou outra infecção respiratória, caracterizando a bronquite aguda, que é inflamação temporária dos brônquios e, geralmente dura de 1 a 3 semanas, podendo afetar pessoas de todas as idades, mas ocorre principalmente em crianças com menos de 5 anos.
No entanto, quando a irritação ou a inflamação do revestimento dos brônquios é constante, a pessoa apresenta tosse diária que dura mais de 3 meses ou tem muitos episódios repetidos de bronquite no ano, essa doença é chamada de bronquite crônica.
A bronquite deve ser tratada com remédios indicados pelo pneumologista, como broncodilatadores, antibióticos, corticoides ou antitussígenos, dependendo do tipo que bronquite que a pessoa tem.
Alguns dos sintomas que podem indicar que a pessoa tem bronquite são:
No caso da bronquite aguda, a pessoa pode também apresentar sintomas parecidos com o resfriado comum ou sinusite como dores de garganta, de cabeça ou no corpo e nariz escorrendo ou entupido, que geralmente melhoram em 1 semana.
No entanto, se a tosse continuar por mais de 3 semanas, a pessoa apresentar febre por mais de 3 dias seguidos ou tiver muita dificuldade para respirar, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois a bronquite pode evoluir para uma pneumonia, devendo sempre ser tratada pelo pneumologista ou clínico geral.
O diagnóstico da bronquite é feito pelo pneumologista com base na avaliação dos sintomas e ausculta dos pulmões e exames, como raio-x de tórax para verificar a presença de pneumonia, exame do escarro, espirometria e prova de função pulmonar, que permitem identificar a causa e, assim, indicar a melhor forma de tratamento.
Para avaliar o risco de estar com bronquite, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:
Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista Foto: Reprodução