12/05/2022
Dica de saúde: 10 remédios caseiros para pressão alta

Um bom remédio caseiro para ajudar a controlar a pressão arterial alta é tomar um suco de limão com água de coco ou consumir cápsulas de alho diariamente, já que esses alimentos apresentam propriedades que ajudam a controlar a pressão.

Para que os remédios caseiros possuam efeito hipotensor, é importante que sejam incorporados na alimentação do dia a dia. No caso das plantas medicinais, podem ser utilizadas na forma de chá ou como suplemento, como é o caso do alho, da valeriana e das folhas de oliveira, por exemplo.

Embora os remédios caseiros sejam úteis para complementar o tratamento indicado pelo médico para pressão alta, não devem ser tomados sem conhecimento do cardiologista, já que não substituem o tratamento indicado pelo médico e podem interagir com a medicação para hipertensão.

Confira no vídeo a seguir algumas formas naturais de controlar a pressão arterial:

 

 

 

 

1. Água de alho

A água de alho é uma excelente forma de regular a pressão arterial pois estimula a produção de óxido nítrico, que é um gás com forte ação vasodilatadora, que facilita a circulação do sangue e diminui a pressão sobre o coração.

Além disso, o alho é ainda um ótimo aliado para manter a saúde cardiovascular de qualquer pessoa, pois tem incríveis propriedades antioxidantes e protetoras dos vasos sanguíneos que evitam o surgimento de problemas como a aterosclerose.

Uma boa forma de consumir o alho é usando a água aromatizada ao longo do dia.

Ingredientes

  • 1 dente de alho cru, descascado e amassado;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo

Coloque o dente de alho no copo de água e deixe repousar por 6 a 8 horas (enquanto dorme, por exemplo) e tome esta água em jejum, na manhã seguinte, ou prepare um litro de água com alho e vá bebendo ao longo do dia.

Além desta água, o alho pode também ser ingerido ao longo do dia com a comida, por exemplo, sendo de mais fácil ingestão do que na água. Uma boa dica é adicionar alguns dentes de alho no vidro do azeite. Assim, sempre que utilizar o azeite, além de uma gordura boa também se estará utilizando as propriedades do alho.

2. Suco de limão

Um bom remédio caseiro para controlar a pressão arterial é tomar o suco de limão com água de coco, já que possui propriedades diuréticas que podem ajudar a regular a pressão arterial.

Ingredientes

  • 3 limões;
  • 200 ml de água de coco.

Modo de preparo

Misturar muito bem os ingredientes e beber em seguida. Tomar 1 vez ao dia.

3. Chá de alpiste 

Um bom remédio caseiro para a pressão alta é comer, preparar a água de alpiste ou fazer uma infusão, já que é um alimento rico em antioxidantes e outros componentes que possuem propriedades vasodilatadoras, ajudando a diminuir a pressão arterial.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sementes de alpiste;
  • 1 pau de canela;
  • 500 ml de água. 

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante 5 minutos. Tapar a panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos aproximadamente. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia.

4. Chá de folhas de oliveira

As folhas de oliveira são um dos melhores remédios naturais para a pressão alta pois através da ação dos seus polifenóis conseguem regular a pressão arterial e baixá-la, sem o risco de causar hipotensão, mesmo que consumidas em excesso.

Além disso, também causam um ligeiro efeito calmante e relaxante que ajudam a controlar os sintomas em pessoas que sofrem de ansiedade constante, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas de oliveira picadas;
  • 500 ml de água fervente

Modo de preparo

Coloque as folhas de oliveira em uma xícara com a água fervente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coe a mistura e deixe amornar. Por fim, beba 3 a 4 xícaras deste chá ao longo do dia.

Além do chá, também existe o extrato de folhas de oliveira à venda em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas, que podem ser consumidas na dose de 500 mg, 2 vezes ao dia após as refeições.

5. Suco de mirtilo

Além de ser uma excelente fonte de antioxidantes, que combate doenças como o câncer e evita o envelhecimento precoce, o mirtilo também ajuda a diminuir a pressão arterial, especialmente quando consumido diariamente.

Além disso, sua ação parece ser mais notória em pessoas com alto risco cardiovascular, como obesos ou pessoas com síndrome metabólica. Assim, pode ser usado como complemento do tratamento indicado pelo médico.

Ingredientes

  • 1 xícara de mirtilos frescos;
  • ½ copo de água;
  • Suco de ½ limão.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Este suco deve ser consumido 1 a 2 vezes por dia. 

6. Chá de hibisco

O hibisco é uma planta que tem sido popularmente utilizada para ajudar no processo de emagrecimento. No entanto, esta planta tem outros efeitos importantes, como a redução da pressão arterial. Isso acontece devido à sua composição rica em antocianinas, que são flavonoides que ajudam na regulação da pressão arterial.

No entanto, para se obter o melhor resultado devem-se utilizar os cálices das flores com cores mais escuras. Os cálices são as estruturas que ligam o caule da flor à pétalas. Quanto mais escuras forem as flores de hibisco, maior a quantidade de antocianinas e maior seu efeito contra o aumento da pressão arterial.

Ingredientes

  • 1 a 2 gramas de cálices de hibisco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Coloque os cálices de hibisco no interior da xícara e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coe e beba a mistura 1 a 2 vezes por dia, mantendo pelo menos 8 horas de intervalo entre cada xícara.

Embora ainda não existem estudos que comprovem, é possível que o hibisco seja tóxico acima de doses diária de 6 gramas. Assim, é aconselhado que não se aumente a dose indicada.

O chá de hibisco pode ter um sabor bastante amargo, por isso, caso seja necessário pode-se adicionar uma pequena colher de stevia ou mel, para adoçar.

7. Chá de mangaba

Um outro bom remédio caseiro para pressão alta é comer uma fruta chamada mangaba ou tomar o chá da casca da mangaba porque possui propriedades vasodilatadoras que ajudam a baixar a pressão.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de casca de mangaba;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar ferver alguns minutos. Tapar a panela e deixar esfriar e coar a seguir. Tomar de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.

8. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha é um excelente diurético natural que aumenta a produção de urina e eliminação do excesso de líquidos no corpo. Assim, pode ser um ótimo aliado para baixar a pressão arterial em pessoas que fazem muita retenção de líquidos, já que o excesso de água no corpo causa mais estresse sobre o coração, piorando os casos de hipertensão.

No entanto, este chá só deve ser usado pontualmente quando está difícil controlar a pressão com outros método e existe muita retenção de líquidos. Assim, este chá não deve ser consumido por mais de 1 semana seguida, já que também provoca a eliminação de minerais importantes através da urina.

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres (de sopa) de folhas de cavalinha secas;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo

Coloque as folhas de cavalinha na água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois coe a mistura e beba morno. Este chá pode ser consumido 2 a 3 vezes por dia.

9. Chá de valeriana

As raízes de valeriana têm excelentes propriedades calmantes e relaxantes musculares que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, por ser muito calmante e atuar diretamente no neurotransmissor GABA, a valeriana pode ser usada especialmente por quem tem crises de ansiedade frequentes, que levam ao aumento da pressão arterial.

Ingredientes

  • 5 gramas de raiz de valeriana;
  • 1 xícara com água fervente.

Modo de preparo

Coloque a raiz de valeriana na xícara com água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois coe e beba 2 a 3 vezes por dia. Em algumas pessoas este chá pode causar sonolência durante o dia, devendo, nesses casos, ser usado apenas antes de dormir, por exemplo.

10. Suco de aipo

O suco de aipo, também conhecido como salsão, ajuda a diminuir a pressão arterial devido às propriedades vasodilatadoras. Além disso, esse suco também é complementado com laranja, uma fruta rica em potássio, que é um mineral que favorece a saída de sódio do organismo por meio da urina.

Ingredientes

  • 3 aipos;
  • 3 laranjas.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber frio.

Créditos: Tua Saúde - Manuel ReisEnfermeiro Foto: Reprodução

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9