Devido as diversas solicitações de um ano sem remuneração, de servidores da limpeza urbana do município, a Administração Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos, fez um contrato com o Governo do Estado para contratação de detentos para auxiliar na limpeza urbana do município.
“Se tratando de prefeitura, os processos são demorados, um concurso público ou licitação, por exemplo, levaria alguns meses e a necessidade de limpeza das ruas, para podar, cortar grama, varrer entre outros serviços, é imediata. Desta forma conseguimos agilizar a contratação, aumentar a equipe e não deixar o cidadão sem esses serviços essenciais, além de oportunizarmos um recomeço para essas pessoas.", explica o secretário de obras, Moacir Marostica.
DOS BENEFÍCIOS
Além das mãos extras na limpeza urbana e da oportunidade para os detentos que são da Penitenciária de Santo Antônio do Sudoeste, o contrato gera economia ao município e redução na pena dos detentos.
O convênio disponibiliza a execução de serviços essenciais para as Prefeituras, como manutenção de prédios públicos, limpeza e pintura de vias urbanas, roçadas e serviços do gênero.
Para o preso estar inserido neste projeto ele tem que passar por uma análise de perfil feita pelo Deppen, por meio da Comissão Técnica de Classificação do respectivo estabelecimento penal que avalia aptidões, limites e habilidades.
O município fez a contratação de 15 pessoas, o custo é de 85% do salário, para trabalharem de segunda a sexta-feira, além deste valor que é pago para as famílias, a Prefeitura oferece marmita e transporte.
Créditos: Assessoria Prefeitura de Santa Izabel do Oeste