Um ótimo remédio caseiro para tosse é o suco de guaco com cenoura que, devido à sua propriedade broncodilatadora, é capaz de aliviar a tosse com catarro e promover o bem-estar. Além disso, o chá de gengibre com limão também é uma boa opção, sendo indicado para a tosse seca devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica.
Para complementar estes remédios caseiros, também se pode tomar um copo de água à temperatura ambiente com 1 colher de mel, pois ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmando toda a região da garganta e diminuindo os acessos de tosse.
No entanto, é importante identificar a causa da tosse, especialmente quando é constante, para que o tratamento seja direcionado e eficaz.
Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.
Esse chá também pode ser utilizado como remédio caseiro para tosse em crianças, pois não apresenta efeitos colaterais.
Ingredientes
5 g de raiz de gengibre;
Suco de 2 limões;
1 colher (de chá) de mel;
½ litro de água.
Modo de preparo
Para preparar este remédio deve-se ferver o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida a metade do volume inicial e depois desligar o fogo, coar e juntar o suco dos limões. Ao final, para adoçar pode ser adicionada 1 colher de chá de mel. O mel não deve ser usado no caso de bebês com menos de 2 anos.
Deve-se tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir.
A tosse do bebê pode ser controlado por meio do uso de alguns remédios caseiros, como o chá de limão com mel, no entanto, deve ser usado apenas em bebês maiores de 2 anos, pois antes desta idade o bebê não tem imunidade totalmente bem desenvolvida.
O chá de limão com mel ajuda a aliviar a tosse e a congestão nasal e dor de garganta e também é bom para melhorar a digestão.
Ingredientes
500 mL de água;
2 colheres (de sopa) de suco de limão;
1 colher (de sopa) de mel.
Modo de preparo
Ferver a água na panela tapada durante cerca de 10 minutos e, em seguida, juntar o suco de limão e o mel. Deve-se oferecer ao bebê em pequenas quantidades quando estiver morno.
Outra dica é colocar algumas gotas de soro fisiológico no nariz do bebê antes de mamar e limpar o nariz com um cotonete próprio para bebês, o que também ajuda a aliviar a tosse.
3. Tosse com catarro
Uma opção de remédio caseiro para tosse com catarro é o suco de guaco com cenoura, pois possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes, ajudando a eliminar o excesso de catarro e permitindo respirar melhor. Além disso, ao adicionar a hortelã-pimenta ao suco, obtém-se a propriedade anti-inflamatória, que reduz as crises de tosse, principalmente nos casos de gripe, bronquite ou asma.
Ingredientes
5 folhas de guaco;
1 cenoura;
2 ramos de hortelã;
1 colher de chá de mel.
Modo de preparo
Para fazer o suco, basta misturar no liquidificador as folhas de guaco, a cenoura e os ramos de hortelã. Depois, coar e adoçar com 1 colher de chá de mel e beber 20 mL do suco várias vezes ao dia.
Outra ótima opção de remédio caseiro para tosse com catarro é infusão de tomilho, pois possui propriedades expectorantes, ajudando a liberar o catarro e fortalecer o sistema imune.
4. Tosse alérgica
Para aliviar a tosse alérgica, é possível utilizar algumas plantas medicinais, como a urtiga, rorela e tanchagem, por exemplo, pois tem propriedades calmantes, aliviando o desconforto na garganta e, consequentemente, a tosse.
Ingredientes
1 colher (de sopa) de folhas de urtiga;
200 mL de água.
Modo de preparo
Para fazer o chá é preciso colocar as folhas de urtiga na água e deixar ferver por 5 minutos. Em seguida coar, deixar esfriar e beber duas xícaras por dia. Caso haja necessidade, pode-se adicionar 1 colher de mel para adoçar.
Veja como preparar estes e outros remédios caseiros para tosse no vídeo a seguir:
As opções naturais para tratar a tosse não devem excluir o uso de medicamentos receitados pelo médico, principalmente em casos de tosse alérgica que é tratada com anti-histamínicos por exemplo.
Créditos: Tua Saúde - Manuel ReisEnfermeiro Foto: Reprodução