01/07/2022
Secretaria de Saúde de Santa Izabel do Oeste tem serviço de Raio-X 24 horas para atender a população
O município de Santa Izabel do Oeste, oferece à população o serviço de exames de raio-x com laudo, 24 horas, não tendo mais a necessidade de encaminhar os pacientes até Francisco Beltrão. O equipamento está instalado na de Casa de saúde. A Secretária de Saúde, Simoni Pilz, esteve conversando com a equipe de Jornalismo da Rádio Danúbio Azul, para falar sobre mais esse serviço que está sendo oferecido a população Izabelense.
Simoni disse, que está muito feliz e de uma forma muito satisfeita como tem funcionado o raio-x, atendimento 24 horas por dia, em horário comercial nós temos os técnicos ali das escalas presenciais, o paciente chega e já faz o raio-x com laudo.
Nos finais de semana e também a noite estamos atendendo o tempo todo, 24 horas por dia, o técnico é chamado vem e faz o exame do paciente quando precisa na urgência emergência, isso é fundamental, a equipe está muito satisfeita tem dado um retorno muito positivo para nós, eu estou bem feliz com o funcionamento, acho que foi uma grande conquista, e a gente precisa ressaltar essas conquistas, esse apoio que é administração municipal vem nos dando. Tudo tem um custo, então a gente vai aqui trabalhando pelo que é necessário e pelo que é bom para a população, e o entendimento da administração em relação a arcar com esse custo é importante. Temos realizado tudo isso graças ao incentivo do prefeito Jean que quer oferecer à população são Izabelense um serviço de qualidade e cada vez mais humanizado, finalizou a secretaria de saúde Simoni Pilz.
 
 
 
 
Lembramos que os atendimentos não é só os pacientes de urgência e emergência que dão entrada na Casa de Saúde, mas também todos os pacientes que passam por uma consulta nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e que tiverem pedido médico para exames radiológicos.
 
FALTA DE MEDICAMENTOS
A crise de abastecimento de remédio não só continua nas farmácias como já afeta as farmácias Básicas das Prefeituras dos municípios do Paraná. Simoni, comentou que a muita preocupação mesmo quando você fala a rede particular faltando você pode imaginar o que é para nós é rede pública que trabalhamos que trabalhamos com licitação para adquirir medicamentos.
Hoje em dia, a preocupação é muito grande, não é só nossa, é dos hospitais aqui da região um em contato com outro pedindo ajuda, pedindo um suporte, porque assim nós precisamos manter o atendimento e nós não podemos deixar faltar medicamentos no hospital e na emergência ela não existe eu não posso, eu tenho que dar um jeito e assim a gente vem trabalhando já alguns meses com a nossa equipe.
Consórcio Paraná Saúde, que atua na aquisição de medicamentos para 398 municípios paranaenses estão num trabalho intenso para que não falte pelo menos aquilo que é essencial para atendimento das urgências emergências. O que tem preocupado é falta do insumo do princípio ativo, ou seja, não tem para comprar não tem a qualquer preço alguns medicamentos que custavam cerca de R$1,00, hoje está sendo pago R$60,00. Então a gente vai atrás de pesquisar e busca um, busca outro, para tentar reduzir esse preço porque senão fica insustentável para as prefeituras para os hospitais para manter essa questão, então a gente espera que nos meses provavelmente porque não é de um dia para o outro que essa questão vai se resolver a gente espera que nós tenhamos aí novamente uma estabilização do mercado de medicamentos mas no momento estamos encontrando grande dificuldade reforço mais uma vez na emergência para situações emergenciais e de internamento não falta medicamentos nós estamos lutando com as armas que a gente tem, fazendo o que é necessário para não deixar faltar medicamentos na emergência, disse Simoni.
Já na atenção primária da Farmácia Básica Municipal, a secretária Simoni pede a compreensão das pessoas não são muitos medicamentos que faltam, mas temos a falta de alguns medicamentos bem importantes e isso não está acontecendo nem pela nossa vontade nem por falta de dinheiro para comprar, mas sim por falta do insumo no mercado.

Créditos: Rádio Danúbio Azul Foto: Reprodução Rádio Danúbio Azul

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9