21/07/2022
Vacina contra dengue do Instituto Butantan entra em reta final; veja o que se sabe

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan está no fim da fase 3 de testes. Após se mostrar seguro e imunogênico nas primeiras etapas dos ensaios clínicos, o imunizante foi aplicado em mais de 16 mil voluntários, ainda em 2016. De lá pra cá, o grupo é acompanhado por pesquisadores.

A previsão é encerrar a pesquisa até 2024. Só depois disso, com a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o imunizante poderá ser disponibilizado à população em geral. Os avanços até aqui são promissores. Nas duas primeiras fases, o imunizante induziu a geração de anticorpos em 100% dos indivíduos que já tiveram dengue e em mais de 90% naqueles que nunca haviam tido contato com o vírus.

 

 

Além da eficácia, ficou garantida a segurança, já que nenhum efeito adverso grave foi registrado. Apenas sintomas leves, como fadiga e dores de cabeça. A vacina em desenvolvimento utiliza a técnica do vírus enfraquecido, que induz a produção de anticorpos, impedindo o ataque às células do organismo.

Créditos: ND +

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9