03/08/2022
Gordura saturada: O que é, onde encontrar e por que faz mal

A gordura saturada é um tipo de gordura encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne bovina, salmão, laticínios e ovos. Além disso, a gordura saturada também está presente em alimentos de origem vegetal, como óleo de coco, azeite, óleo de palma e azeite de dendê.

A ingestão excessiva de gordura saturada pode promover o ganho de peso e o aumento dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, facilitando o surgimento de doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta.

No entanto, estudos [1] [2] [3] recentes mostram que o consumo de alguns alimentos com gordura saturada, como salmão, chocolate amargo e coco pode ser benéfico para a saúde, principalmente em pessoas com níveis de colesterol sanguíneo adequado. Isso acontece porque acredita-se que as fibras, as vitaminas, o ômega 3 e os antioxidantes presentes nesses alimentos diminuem os prejuízos da gordura saturada no organismo.

Lista de alimentos com gordura saturada
A tabela a seguir contém a quantidade de gordura saturada presente em cada 100 g dos alimentos:

 

 

Alimentos
Gordura saturada em casa 100 g de alimento
Energia (calorias)
Banha de porco
26,3 g
900 calorias
Bacon grelhado
10,8 g
445 calorias
Bife bovino grelhado com gordura
4 g
312 calorias
Bife bovino grelhado sem gordura
3 g
239 calorias
Sobrecoxa e coxa de frango com pele assadas
3,2 g
215 calorias
Salmão
4,5 g
309 calorias
Leite integral
2 g
63 calorias
Biscoito recheado
7,4 g
480 calorias
Salsicha
13,4 g
192 calorias
Manteiga
46,3 g
739 calorias
Margarina
35,4 g
740 calorias
Azeite
14, 4g
889 calorias
Coco fresco
30 g
406 calorias
Chocolate amargo 70%
24,5 g
598 calorias
Castanha do Pará
15, 3 g
643 calorias
Nozes
5,4 g
669 calorias
Amendoim
8,5 g
589 calorias
A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de até 10% do valor calórico total da dieta de gordura saturada por dia. Por isso, em uma dieta de 2.000 calorias, é indicado ingerir até 22,2 g de gordura saturada por dia, por exemplo.

A gordura saturada faz mal?
A ingestão de gordura saturada em excesso pode promover o ganho de peso e o aumento dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, facilitando o surgimento de doenças, como obesidade, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta.

A gordura saturada normalmente está presente em grandes quantidades no bacon, linguiça, batata frita, sorvete e bolachas recheadas, por exemplo, alimentos que geralmente são muito calóricos e, por isso, também favorecem o ganho de peso.

No entanto, alguns estudos [1] [2] [3] têm mostrado que a gordura saturada pode não estar relacionada com o surgimento de doenças cardiovasculares, mas sim o consumo de alimentos industrializados, como biscoito recheado, batata frita, bolo, pizza e sorvete, que além de gordura saturada, contêm açúcares, gordura trans, conservantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde.

Além disso, alimentos saudáveis como salmão, azeite, coco e chocolate amargo contêm gordura saturada, mas também possuem antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, compostos que ajudam a prevenir o surgimento de diversas doenças.

Diferença entre gordura saturada e gordura insaturada
A gordura insaturada, que é dividida em ômega 3, ômega 6 e ômega 9, está presentes em peixes, como sardinha e salmão, castanhas e sementes, e possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a evitar a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol LDL no sangue e evitando, assim, doenças como aterosclerose, infarto e derrame.

Já a gordura saturada está relacionada com o aumento da oxidação das células de gordura, o que pode favorecer o aumento dos níveis de colesterol LDL no sangue e o surgimento de doenças, como infarto, pressão alta e derrame.

Veja no vídeo a seguir como fazer uma alimentação para diminuir os níveis de colesterol no sangue:

Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista Foto: Reprodução

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9