15/08/2022
Substância desconhecida e altamente tóxica causa morte em massa de peixes em rio na Europa

Uma substância desconhecida e altamente tóxica no rio Oder, que atravessa a Polônia e a Alemanha, parece ser a causa da morte em massa de peixes, disse o Ministério do Meio Ambiente de Brandemburgo.

Uma análise da água do rio na segunda-feira (8) mostrou evidências de “substâncias químicas sintéticas, muito provavelmente também com efeitos tóxicos para os vertebrados”, disse o ministério na quinta-feira (11), acrescentando que ainda não está claro como a substância entrou na água.

De acordo com a emissora local RBB, o laboratório estadual encontrou altos níveis de mercúrio nas amostras de água.

O chefe da autoridade nacional de gerenciamento de água da Polônia disse à emissora privada Polsat News que a presença de mercúrio na água ainda não foi confirmada.
“No momento, são reportagens da imprensa. Não temos confirmação sobre o mercúrio no Oder”, disse Przemyslaw Daca, chefe da Polish Waters.

O ministério em Brandemburgo, estado ao redor de Berlim, disse que ainda não foi possível avaliar quantos peixes morreram na Polônia e na Alemanha.

“As cadeias de comunicação entre os lados polonês e alemão não funcionaram neste caso”, disse o ministro do Meio Ambiente de Brandemburgo, Axel Vogel, acrescentando que as autoridades alemãs ainda não receberam nenhuma notificação da Polônia sobre o incidente.

 

 

Em um aviso enviado ao público no início desta semana, os alemães nos distritos de Uckermark e Barnim, que abrigam colinas e uma reserva natural, aconselharam os cidadãos a evitar o contato com a água do Oder e de um canal adjacente.

Toneladas de peixes mortos foram encontradas desde o final de julho no rio Oder.

O primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki disse que a hidrovia levaria anos para voltar ao normal.

“A escala dessa poluição é muito grande. Tão grande que o Oder pode levar anos para voltar a um estado normal”, disse Morawiecki em um podcast na sexta-feira.

“É provável que enormes quantidades de resíduos químicos tenham sido despejadas no rio”, disse ele, acrescentando que os responsáveis ​​serão penalizados.

Na noite de sexta-feira, Morawiecki demitiu o chefe da autoridade nacional de gestão da água da Polônia, Przemyslaw Daca, e o chefe da inspetoria geral do meio ambiente, Michal Mistrzak, dizendo que suas instituições deveriam ter reagido mais cedo.

A Polônia planeja montar uma barreira no Oder perto da cidade de Kostrzyn para coletar peixes mortos que fluem pelo rio, com 150 soldados das Forças de Defesa Territoriais delegados para ajudar na limpeza.

Créditos: CNN Brasil

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9