16/08/2022
Forte chuva de granizo deixa casas destelhadas e causa outros estragos em cidades do RS

Os temporais registrados entre o final da tarde e início da noite desta segunda-feira (15) causaram estragos e assustaram moradores de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Um dos municípios com situação mais crítica é Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, onde a chuva de granizo começou no final da tarde e, conforme moradores, atingiu vários bairros da cidade.
Segundo a Defesa Civil Municipal, um levantamento preliminar aponta que cerca de duas mil famílias procuraram ajuda para reparar as casas. A Defesa Civil Estadual confirmou que estão sendo encaminhadas lonas e cobertores para Rio Pardo.

 


O prefeito do município, Rogério Monteiro, confirmou a GZH que praticamente metade da cidade foi atingida pela chuva de granizo. Segundo ele, a Defesa Civil do município montou um posto no Batalhão do Corpo de Bombeiros para atender todos que precisam de auxílio, onde uma fila se formou.

— Estamos conseguindo ajuda de cidades vizinhas para distribuição de lonas — afirma o prefeito.
Veja a situação por município:


Porto Alegre
Porto Alegre também registrou o fenômeno. Na Capital, as pedras começaram a cair por volta das 19h. Parte do forro da Associação Hospitalar Vila Nova, na Zona Sul, desabou devido à infiltração. O vazamento ocorreu no saguão da Emergência. Havia pessoas no local no momento do incidente. Conforme a assessoria de imprensa do hospital, ninguém se feriu.

Gravataí
Em Gravataí, a Estação de Tratamento de Água da Corsan ficou sem energia elétrica. A quantidade de árvores caídas na Estrada da Cavalhada na noite desta segunda era tanta que nem os responsáveis pela manutenção da RGE conseguiam chegar ao local para fazer o serviço e retomar o fornecimento de energia. 
Em rede social, a prefeitura de Gravataí informou que a Casa do Bem, que abriga moradores de rua à noite, foi totalmente destelhada. A Escola Municipal Antônio Aires teve quatro salas de aula danificadas. Ainda segundo o comunicado da prefeitura de Gravataí, há diversos pontos com árvores caídas. No centro da cidade, uma imagem em homenagem à Nossa Senhora dos Anjos caiu no chão.

Eldorado do Sul
Em Eldorado do Sul, a Defesa Civil registrou chamados de todos os bairros. A estimativa preliminar é de que pelo menos cem casas tenham sido atingidas. O balanço completo será divulgado nesta terça-feira (16).
— Foi tudo muito rápido. O granizo veio com o vento forte. Recebemos muitas ligações de moradores desesperados — afirma o João Ferreira, coordenador da Defesa Civil do município.


Fazenda Vila Nova
Em Fazenda Vila Nova, no Vale do Taquari, a força do vento destelhou um posto de combustível na BR-386. Conforme o Corpo de Bombeiros de Estrela, enquanto o forro levantava, uma fritadeira elétrica queimava na cozinha. Ninguém ficou ferido. 

Canoas
Em Canoas, a Defesa Civil diz que várias casas foram destelhadas. Cerca de seis famílias foram levadas para casas de parentes, outras 80 precisaram de lonas. O Hospital Nossa Senhora das Graças teve sua estrutura prejudicada em razão do vento. Além disso, há fios e árvores caídos. A queda de postes causa bloqueio total na pista lateral da BR-116 junto à Rua Siqueira Campos no km 264. Conforme a Defesa Civil, o vento chegou a 122km/h na base aérea da cidade.

Guaíba
Em Guaíba, a ventania derrubou uma árvore, que caiu sobre o km 132 da BR-116, deixando a pista obstruída. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), postes também caíram na BR-448. 


Cachoeirinha
Em Cachoeirinha, a prefeitura bloqueou os dois sentidos da Avenida Frederico Augusto Ritter, entre a Flores da Cunha e a RS-11. Equipes da RGE e autoridades de trânsito da cidade trabalham no local após 12 postes caírem na região. A interrupção acontece no ponto com   com as avenidas Fritz Beiser e Obedy Cândido Vieira.

Falta de energia elétrica 
O temporal deixou moradores de diversos pontos do Estado sem energia elétrica. Segundo o último balanço da RGE, divulgado às 6h40 desta terça (16), 210 mil clientes seguem sem energia elétrica  — a maioria na região de Canoas. No boletim da noite de segunda, eram 260 mil pontos.
A CEEE Grupo Equatorial afirmou, em nota, que equipes atuam para restabelecer o fornecimento de energia. Segundo a empresa, 24 mil clientes permanecem sem luz no Estado, principalmente na Região Metropolitana e no Litoral. Outros 54 mil pontos tiveram o abastecimento normalizado durante a noite e a manhã.
Os municípios mais impactados, conforme a CEEE Grupo Equatorial, são Viamão, Porto Alegre, Eldorado do Sul, Tramandaí, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Imbé.
A Defesa Civil estadual emitiu, por volta das 19h30min, um novo alerta de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo pelas próximas 10 horas. O órgão afirma que, em caso de estragos, moradores devem ligar para 190 ou 193. 

 

 

 

 

 

 

Créditos: LAURA BECKER E JEAN PEIXOTO - GZH Geral (Fotos: Reprodução/divulgação

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9