25/10/2022
Vírus altamente contagioso lota hospitais e preocupa médicos nos EUA

Um vírus altamente contagioso chamado vírus sincicial respiratório (VSR) tem levado muitas crianças aos hospitais nos EUA. A infecção desencadeada pelo patógeno, na maioria das vezes, não causa nada mais do que um resfriado. Entretanto, em alguns casos pode se agravar, com quadro de pneumonia ou bronquiolite, podendo ser fatal.

O vírus é mais comum nos meses de outono e inverno e pessoas de qualquer idade podem contrair a infecção por VSR. Porém, em adultos geralmente a doença é menos graves. Bebês prematuros, crianças menores de dois anos ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido estão em maior risco.

A transmissão é parecida com a da covid, podendo ocorrer pelo ar – quando uma pessoa infectada tosse ou espirra – ou ao tocar objetos contaminados e levar a mão à boca, por exemplo.

As pessoas infectadas com o vírus geralmente são contagiosas por 3 a 8 dias. No entanto, alguns bebês e pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem continuar a espalhar o vírus mesmo depois de pararem de apresentar sintomas, por até 4 semanas.

Sintomas e sinais

 


O sintomas da infecção pelo VSR são muito parecidos aos de um resfriado comum, com coriza, tosse, febre, mal-estar.

De acordo com a Fiocruz é preciso se atentar para que os sintomas não evoluam para o chiado no peito e esforço respiratório. Nesses casos, a criança deve ser rapidamente levada ao pronto atendimento pediátrico para avaliação médica.

Se o quadro evoluir para uma insuficiência respiratória, pode ser necessário internação hospitalar e uso de oxigênio.

Embora ainda não exista vacina para a doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o medicamento palivizumabe – indicado especialmente para bebês prematuros extremos, aqueles com cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica, casos em que a infecção costuma ser mais grave.

Prevenção
As medidas preventivas são as mesmas contra outros vírus respiratórios, incluem cobrir a tosses e espirros com um lenço de papel ou a manga da camisa, não com as mãos, lava as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos e evitar contato próximo, como beijar e abraçar. Também deve-se evitar compartilhar copos e talheres com outras pessoas e  tocar o rosto com as mãos não lavadas.

Créditos: Catraca Livre Foto: Reprodução internet ilustrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9